Cursos Livres é um programa de extensão do CEN que tem por objetivo oferecer cursos gratuitos de introdução e desenvolvimento da linguagem cênica para a comunidade de Brasília e entorno.

Os cursos serão ministrados por alunos vinculados aos PEACs ( Projetos de Extensão Contínua), laboratórios e grupos de pesquisa do CEN-Ida-UnB, sob orientação se seus respectivos orientadores.

Os cursos refletem a variedade de pesquisas do CEN e oferecem uma gama de propostas para um público diverso, embora tenham caráter introdutório à linguagem cênica.

Os cursos não são interdependentes ou sequenciais, ou seja, os interessados podem se matricular em quaisquer oficinas ao longo do semestre, sem qualquer pré-requisito ou experiência prévia.

Mais do que sedimentar um percurso pedagógico específico, trata-se de um esforço coletivo para organizar e dar visibilidade às atividades de pesquisa e extensão do CEN junto à comunidade, de modo contínuo, dentro e fora do campus da UnB, a exemplo de atividades como o Idas e Vindas e Cometa Cenas.

Objetivos

• desenvolver de modo contínuo as atividades de pesquisa e extensão do CEN junto à comunidade por meio de cursos introdutórios à linguagem cênica, ministrados dentro e fora do campus da UnB.
  • propiciar aos alunos do CEN experiência docente e contato direto com alunos de diferentes formações durante o curso de graduação, sob supervisão de professores orientadores.
  • ampliar o interesse em torno do curso de artes cênicas entre jovens do ensino médio que desejam ingressar na UnB.

Normatização

Cursos e oficinas de ambos os núcleos deverão ser registrados pelo Interfoco/DEX como integrantes do projeto Cursos Livres.

O projeto Cursos Livres contará com apenas um coordenador geral, embora todos os cursos e oficinas ministrados tenham seus próprios orientadores e participantes, recebendo por isso seus respectivos créditos, a exemplos dos projetos Idas e Vindas e Cometa Cenas.

Os cursos podem ser ministrados por alunos e bolsistas do CEN, embora sob estrita responsabilidade do professor orientador do PEAC , laboratório ou grupo de pesquisa ao qual o aluno encontra-se vinculado.

Cabe à coordenação geral estabelecer o cronograma de cursos e atividades a serem ministradas por semestre, sendo que as atividades devem começar duas semanas depois do começo das aulas e terminar duas semanas antes do Cometa Cenas, para não haver choque de horários e espaços para ensaio.

Cada orientador/ grupo ministrante das oficinas será responsável por toda a informação relativa ao curso proposto ( ementa, carga horária, material necessário, espaço utilizado, número máximo de participantes etc) embora o departamento se responsabilize por registrar essas informações junto ao interfoco.

Os cursos deverão fornecer certificados aos participantes e ministrantes.

O logo e a identidade visual do projeto deverão ser utilizados obrigatoriamente em qualquer divulgação do projeto.