LIIAA
Laboratório Interdisciplinar de Investigação e Ação Artística
LIIAA

O Laboratório Interdisciplinar de Investigação e Ação Artística foi criado em 2007 e desde então é coordenado pelo professor e diretor Dr. Fernando Villar. A maior parte das atividades do LIIAA se dão por seus dois braços artísticos, o CHIA, LIIAA! e o Chia Lia Jr..

O coletivo CHIA, LIIAA! é formado por atores bacharelados na UnB e convidados ou parceiras artísticas com outras formações. O grupo encena peças inéditas na língua portuguesa, que promovam tanto a visibilidade e discussão de questões contemporâneas abafadas, quanto a experimentação da linguagem cênica e performativa.
 
Em 2007, Laura, de Mariano Pensotti, teve diferentes temporadas na UnB e no Teatro SESC Garagem até 2009. Essa primeira montagem do CHIA, LIIAA! foi, seguida por Coração Partido (2009), de Caryl Churchill; Trajetória “X”(2010-2013)  e a peça curta Trajetória “PL” (2012-2014), de Fernando Villar; e a coprodução com equipe paulistana da estreia brasileira de Ivan e os Cachorros (2011-2014), de Hat Naylor. As últimas criações do CHIA, LIIAA! passaram por dezenas de cidades das cinco regiões do Brasil. Em agosto de 2015, o coletivo estreou Através de Ti, de Fernando Villar no Teatro Paulo Autran, SESC Taguatinga (DF).
 
O segundo braço artístico do LIIAA é o Chia Lia Jr., formado por bacharelandos e licenciandos do Departamento de Artes Cênicas da UnB. O Chia Lia Jr. também tem o objetivo de investigações práticas cênico-performativas, incluindo montagens de peças inéditas ou não do teatro brasileiro e mundial, privilegiando o teatro brasiliense. Em 2008 e 2009, o Chia Lia Jr. apresentou Mortes Certas (parte 1, 2 e 3) e em 2015 Sete crianças judias, de Caryl Churchill.

O LIIAA promove também eventos abertos à comunidade acadêmica, à classe artística e à cidade de Brasília e entorno, tais como debates, seminários, aulas públicas, palestras, oficinas, demonstrações técnicas, lançamentos e montagens de espetáculos e performances que comunguem os mesmos objetivos dos coletivos artísticos do LIIAA.

Sep 02
Written by
Published in LIIAA

Ivan e os Cachorros, de Hat Naylor (2011-2014)

Ivan e os Cachorros, de Hat Naylor, com tradução e direção de Fernando Villar. Foto de Diego Bressani.
Sep 02
Written by
Published in LIIAA

Trajetória X, Teatro Helena Barcellos, 2010

Trajetória X, Teatro Helena Barcellos, 2010, foto de Guilherme Rosa. Dramaturgia e direção de Fernando Villar.

EVENTOS e NOTÍCIAS