ON-CAMPUS

Área de concentração: Artes Cênicas

A área dedica-se a estudos teóricos e/ou práticos de processos criativos, pedagógicos e de reflexões críticas e históricas, relativos a habilidades e saberes desenvolvidos em poéticas cênicas e manifestações expressivas tradicionais e contemporâneas. São investigadas ações que se organizem a partir de dispositivos notadamente cênicos, cujas abordagens podem privilegiar noções de teatralidade, espetacularidade ou performatividade. A perspectiva de interdisciplinaridade e diálogo das Artes Cênicas com os demais campos de fazeres e saberes humanos alicerça e caracteriza a relação entre as duas linhas de pesquisa que compõem esta área de concentração.

Caracterização do curso

Nível do curso: Mestrado

Objetivos: Por meio de recortes metodológicos que sustentem procedimentos de pesquisa das Artes Cênicas, em seus aspectos criativos, teóricos e pedagógicos, este Mestrado tem como objetivos propiciar ao aluno a sua inserção nos estudos pós-graduados, investigando a cena na contemporaneidade, suas interfaces com outros campos do conhecimento, bem como produções cênicas em seus processos de construção de saberes e fazeres.

Perfil profissional a ser formado: O perfil proposto ao egresso deste curso é de um profissional das Artes Cênicas que poderá atuar em diversos campos: pesquisa, ensino, atuação cênica e ação social, a partir de arcabouços teórico-práticos compatíveis com seu objeto de pesquisa. O profissional será ainda um agente multiplicador de saberes e fazeres das Artes Cênicas em diversos níveis e contexto pedagógicos e estéticos, inclusive na Educação à Distância (EAD).

Total de créditos para titulação

Mestrado: 16
Dissertação: 0

Periodicidade da seleção: Anual para ingresso 2º semestre do ano letivo

Vagas por seleção: 10

Áreas relacionadas: Artes Visuais, Música, Dança, Cinema, Vídeo, Comunicação, Antropologia, Sociologia, Literatura, Filosofia, História, Educação.

NEWS & EVENTS