INTRODUCTION

Existe curso de teatro a distância? Sim, desde 2007, ofertamos, por meio do programa UAB da CAPES/MEC, uma Licenciatura em Teatro que funciona em modalidade semipresencial, e que vem graduando professores para a educação básica que já estão atuando em municípios dos estados do Acre, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais. Dentre as atividades presenciais do curso estão encontros periódicos nos polos com a presença professores, tutores a distância ou tutores presenciais; atividades de Estágio Supervisionado, que somam 400 horas entre observação e regência; e ainda atividades de extensão como o projeto Caravana Cênica, que traz estudantes para participação em eventos como o Festival Internacional Cena Contemporânea e o Cometa Cenas e leva espetáculos do CEN para os municípios, exercitando saberes e fazeres ligados à produção, mediação e formação artística.

O curso de Licenciatura em Teatro tem por princípio a formação ampla e aprofundada de professores de arte-educação incluindo os aspectos políticos e éticos pertinentes à profissão de professor no Brasil. O programa do curso além de propiciar aos alunos o domínio das tecnologias de informação e comunicação digitais e analógicas, visa o reforço da cultura local pela construção do conhecimento de forma colaborativa. Este curso possibilitará a análise e a prática das diversas técnicas que englobam o teatro em sua dimensão local e nacional, e das teorias e práticas sobre teatro e educação incluindo: a história do ensino do teatro no Brasil; a elaboração de propostas metodológicas de ensino do teatro e a sua aplicabilidade por meio dos estágios supervisionados.??O ensino do teatro desempenha um papel fundamental na formação global do ser humano.

O teatro, dentro da área de humanidades, tem como função o desenvolvimento dos sentidos, da percepção do corpo e da fala, dos modos de organização sociais, do domínio dos códigos de linguagem teatral e sua comunicação com o público. Pelo seu caráter transdisciplinar e multidisciplinar, o teatro estabelece interfaces com diversas áreas do conhecimento, como a música, as artes visuais, a história, a sociologia, a literatura. O profissional será capacitado para atuar e se posicionar diante da contextualização histórica, formas de expressão e da estética.?

Para conclusão do curso deverão ser integralizados um total de 200 créditos, sendo 140 obrigatórios e 60  optativos em, no mínimo, 8 semestres letivos, através de disciplinas disponibilizadas na plataforma moodle e atividades presenciais periódicas nos polos. Além das disciplinas obrigatórias e optativas, o estudante tem a possibilidade de aproveitar créditos como Atividades Complementares. Para maiores informações acesse: http://www.ead.unb.br/index.php/teatro

http://www.ead.unb.br/index.php/teatro

Coordenadora de Curso: Prof.ª Alice Stefânia
Coordenadora Pedagógica: Prof.ª Mônica Mello
Coordenadora de Tutoria: Prof.ª Cecilia Borges
Gestora de Curso: Clara Alonso
Secretários do Curso: Clarisse Assis e Tales de Oliveira

EAD/UNB – CEN/IDA

NEWS & EVENTS