Rita de Cássia de Almeida Castro

Atriz, diretora e pesquisadora. Possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (1992) e graduação em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia e Sociologia pela Universidade de Brasília (1988). Desde 1995 é professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasilia. Atua como professora no programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Foi chefe do depto de Artes Cênicas de 2013 a 2015.Coordenadora do grupo de pesquisa Poéticas do Corpo, juntamente com a professora Alice Stefânia, no Depto de Artes Cênicas da UnB. Coordenadora do NUTRA, Núcleo de Trabalho do Ator, no Depto de Artes Cênicas da UnB. Participa como atriz e diretora do grupo Teatro do Instante. É pesquisadora colaboradora do NAPEDRA (Núcleo de Antropologia Performance e Drama) da USP. Sócia efetiva da Associação Brasileira de Antropologia - ABA e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE. Tem experiência na área de antropologia e artes, com ênfase no trabalho do ator teatral. Publicou o livro Ser em cena. Flor ao vento. Etnografia de olhares híbridos.

Lattes

Actress, director and researcher. Holds a doctorate in Social Anthropology from the University of São Paulo (2005), master's degree in Social Anthropology from the University of Brasilia (1992) and graduation in Social Sciences with qualification in Anthropology and Sociology from the University of Brasilia (1988). Since 1995 she has been a professor in the Department of Performing Arts at the University of Brasilia. Acts as a professor in the Postgraduate program in Performing Arts. Was head of the Performing Arts department from 2013 to 2015. Coordinator of the “Poéticas do Corpo” (Poetics of the Body) research group, along with Professor Alice Stefânia, at the UnB's Department of Performing Arts. Coordinator of NUTRA, Actor’s Nucleus of Work, in the Department of Performing Arts at UnB. She participates as an actress and director of the “Teatro do Instante” (Theatre of Instant) group. She is a collaborator researcher at NAPEDRA (Nucleus of Anthropology Performance and Drama) at USP. Effective member of the Brazilian Association of Anthropology - ABA and of the Brazilian Association of Research and Postgraduate Studies in Performing Arts - ABRACE. She has experience in the field of anthropology and arts, with an emphasis on the work of the theatrical actor. Published the book “Ser em cena. Flor ao vento. Etnografia de olhares híbridos.”

NOTÍCIAS & OPORTUNIDADES