Soraia Maria Silva
Soraia Maria Silva

Soraia Maria Silva

Produtora, Diretora Artística, Coreógrafa, Bailarina e Artista Plástica. Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professora da Universidade de Brasília no CEN/IdA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, literatura, arte e composição coreográfica. Na UnB coordena o CDPDan (http://e-groups.unb.br/cdpdan/) ou (http://cdpdan.blogspot.com) Coletivo de Documentação e Pesquisa em Dança Eros Volúsia (CEN/UnB), o qual procura estabelecer um espaço de reflexão e prática da dança, visando não só um intercâmbio com a comunidade em geral como também o estabelecimento colaborativo tanto na graduação de Artes Cênicas, vinculando as disciplinas Movimento e Linguagem, como na pós-graduação do PPG-Arte ePPG-CEN do IdA/UnB. Os projetos desenvolvidos no CDPDan buscam estabelecer pesquisas de dansintersemiotização vinculadas à linhas: Dança e Pintura; Dança e Literatura; Dança e Vídeo; Dança e Música; Dança e performance, entre outros. Dos projetos artísticos produzidos e com a participação da pesquisadora artista destacam-se: 21 Terras de 2012 (www.soraiasilva.com.br); No Princípio (http://cdpdan.blogspot.com), 2010, Lisboa e Brasília; Trilogia poemadançando, no 7º Encontro Internacional de Artes e Tecnologia, Museu Nacional de Brasília em 2008; Profetas em Movimento de 1994 a 2008 (São Paulo,Brasília, Nova Orleans); Dança da Guerra do Povo Xavante - Tseretomodzatsé Xavante, 2005, DF. Entre os projetos de produção bibliográfica se destacam os livros 21 Terras (2012//Ed. do programa de pós-graduação em arte da UnB), No Princípio (2010/Ed. do programa de pós-graduação em arte da UnB); Profetas em Movimento (2001/Edusp e Imprensa Nacional); Poemadançando Gilka Machado e Eros Volúsia (2007/Edunb); e os capítulos de livros: O expressionismo e a dança (2002), O pós-modernismo e a dança (2005), e O surrealismo e a dança (2008), ONaturalismo e a Dança (no prelo) ambos publicados na coleção Stylus da editora Perspectiva (S.P.)

Lattes


Producer, Artistic Director, Choreographer, Ballet dancer and Plastic Artist. Graduated in Dance at the State University of Campinas (1989), Master in Arts at the State University of Campinas (1994) and PhD in Literature at the University of Brasília (2003). She is currently a professor at the University of Brasília at CEN/IdA. Has experience in the area of Arts, with emphasis on dance, acting mainly on the following themes: dance, literature, art and choreographic composition. At UnB she coordinates the CDPDan (http://e-groups.unb.br/cdpdan/) or (http://cdpdan.blogspot.com) Collective of Documentation and Research in Dance Eros Volúsia (CEN / UnB), which seeks to establish a space for reflection and dance practice, aiming not only for an exchange with the community in general but also for a collaborative establishment both in the Performing Arts graduation, linking the disciplines Movement and Language, as well as in the postgraduate studies of PPG-Art e PPG-CEN from IdA/UnB. The projects developed at CDPDan seek to establish research on “dansintersemiotização” linked to the lines: Dance and Painting; Dance and Literature; Dance and Video; Dance and Music; Dance and performance, among others. Of the artistic projects produced and with the participation of the artist researcher, the following stand out: “21 Terras” of 2012 (www.soraiasilva.com.br); “No Princípio” (http://cdpdan.blogspot.com), 2010, Lisbon and Brasilia; “poemadançando” trilogy, at the 7th International Meeting of Arts and Technology, National Museum of Brasilia in 2008; Prophets in Motion from 1994 to 2008 (São Paulo, Brasília, New Orleans); Dance of the War of the Xavante People - Tseretomodzatsé Xavante, 2005, DF. Among the bibliographic production projects, these books stand out: “21 Terras” (2012/Ed. from the postgraduate studies program in art at UnB), “No Princípio” (2010/Ed. from the postgraduate studies program in art at UnB); “Profetas em Movimento” (2001/Edusp and National Press); “Poemadançando” Gilka Machado and Eros Volúsia (2007/Edunb); and the book chapters: Expressionism and dance (2002), Postmodernism and dance (2005), and Surrealism and dance (2008), Naturalism and Dance (in press) both published in the Stylus collection by the Perspectiva publisher (SP).