APRESENTAÇÂO

O Bacharelado em Interpretação Teatral iniciou atividades em 1989, assim como o Departamento de Artes Cênicas, que juntamente com Artes Visuais e Música criaram o Instituto de Artes da Universidade de Brasília, naquele mesmo ano. Muito além da graduação em Interpretação Teatral, nosso Bacharelado investe no entendimento e experiência da interpretação como parte crucial de uma linguagem artística, uma totalidade múltipla e interdependente também composta por cenografia, sonoplastia, figurinos, maquiagem, produção, dramaturgia, iluminação e/ou direção.

As disciplinas, atividades e processos teórico-práticos dos eixos complementares de atuação, movimento e voz são integradas às dos eixos de teoria e história, encenação e direção para estudos e práticas de diferentes domínios técnico-criativos do teatro; de distintos gêneros e estilos cênicos ou performativos, e de outras linguagens artísticas como artes visuais, cinema, circo, dança, intermídias, música, literatura, poesia e performance. Além do investimento no diálogo constante com outras artes e áreas do conhecimento humano, o curso privilegia o entendimento da arte como infinito de opções poéticas individuais e coletivas de cidadãos e cidadãs.

Nossos projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão nos campi da Universidade de Brasília e fora dela ou nos palcos do Distrito Federal, Brasil e exterior fizeram e fazem parte fundamental da formação de artistas e também de educadores exercendo suas profissões, ofícios e poéticas em diferentes coletivos e associações artísticas, organizações não governamentais, instituições públicas, escolas e universidades do nosso país e do mundo. Em suas quase três décadas, o Bacharelado em Interpretação Teatral da UnB graduou atores e atrizes de Brasília e de outras cidades brasileiras, que firmaram suas carreiras em teatro, cinema, dança e televisão em Brasília, no Brasil e/ou em diferentes países. Em variados palcos do planeta nossos bacharéis também são atuantes diretores, iluminadores, cenógrafos, coreógrafas, dançarinos e bailarinas, figurinistas, músicos e cantoras, mestres, doutoras, maquiadores, fotógrafos, performers, pesquisadores, palhaças, críticos e teóricos das artes cênicas e performativas, produtores e/ou professores do ensino fundamental, médio e superior.

EVENTOS e NOTÍCIAS