ESTRUTURA CURRICULAR

Currículo e ementas

Disciplinas comuns às linhas de pesquisa:

Nome

Cred.

Tipo/Nívell

Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas

Seminários realizados por pesquisadores convidados e pelos mestrandos, mediados pelo professor da disciplina, visando o desenvolvimento e o aprimoramento da pesquisa e da Dissertação dos discentes.

04

Obrigatória - ME

Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas

Introdução às metodologias de Pesquisa em Artes Cênicas. Estudo de diferentes procedimentos de pesquisa visando à estruturação de projeto, à produção e sistematização de dados.

04

Obrigatória - ME

Prática Docente em Artes Cênicas 1

Disciplina obrigatória para estudantes bolsistas da CAPES. Ministrada pelo orientador que contara com o apoio de seu orientando em atividades de ensino de graduação.

04

Optativa – ME (Obrigatória para bolsista CAPES)

Estudo Dirigido em Artes Cênicas

Discussão de tópico teórico proposto pelo professor da disciplina, conforme a necessidade de aprofundamento indicada nos projetos de pesquisa dos alunos matriculados.

04

Optativa – ME

Qualificação em Artes Cênicas

Ocorrência obrigatória que consolida a etapa parcial do Mestrado em Artes Cênicas, sem atribuição de créditos. O discente só poderá cursá-la após concluir os 16 créditos.

0

Obrigatória - ME

Elaboração de Trabalho Final

Ocorrência obrigatória que consolida a etapa final do Mestrado em Artes Cênicas, sem atribuição de créditos. O discente também só poderá cursá-la após concluir os 16 créditos. É relevante ressaltar que a oportunidade de cursar disciplinas optativas em Programa de Pós-Graduação de outras áreas do conhecimento enfatiza a característica do PPGCEN de fomentar pesquisas que se apoiam numa abordagem interdisciplinar para o estudo das Artes Cênicas, possibilitando a expansão de suas produções teóricas e práticas.

0

Obrigatória - ME

 

Disciplinas específicas às linhas de pesquisa:

Linha Cultura e Saberes em Artes Cênicas

Nome

Cred.

Tipo/Nível

Entre realidades e ficções: teatro, cinema e suas encenações

Tem como proposta analisar a relação entre as Artes Cênicas e o Cinema, contextualizadas na interface entre arte e ciência; refletir sobre o cruzamento destas linguagens a partir de perspectivas éticas, estéticas, filosóficas e antropológicas; fomentar o debate sobre as tensões inerentes à classificação dos gêneros “documentário” e “ficção”; reconhecer os processos criativos contemporâneos que envolvem a relação entre cinema e teatro, bem como aqueles que envolvem a relação entre cinema e manifestações expressivas não necessariamente classificadas como artísticas.

04

Optativa - ME

Diálogos entre teatro e antropologia

Reflexão sobre teorias e metodologias que trabalham na intersecção entre Teatro e Antropologia, proporcionando um diálogo entre tradição, criação, transformação e transgressão. Conhecer o debate teórico e as problematizações atuais sobre o conceito de cultura. Debater tradições expressivas de diferentes culturas, analisando-as e compreendendo-as a partir de seu contexto. Refletir sobre a construção de categorias e sobre os respectivos campos de estudo relacionados aos conceitos de arte, corpo, festa, oralidade, teatro, teatralidade, espetacularidade e performance. Abordar, sob as perspectivas antropológica e artística, os processos criativos em artes cênicas, considerando a relação entre os padrões sociais e a subjetividade do autor.

04

Optativa - ME

Manifestações expressivas e saberes em Artes Cênicas

Conteúdo designado a partir de pessoal docente disponível, do interesse dos alunos e da necessidade de reforço em determinado tema. Leituras, discussões e pesquisas relevantes para as principais tendências que relacionem cultura e saberes em Artes Cênicas. Temas variam em torno das teorias sociais e movimentos artísticos, processos criativos, manifestações expressivas tradicionais e contemporâneas, etnocenologia, estudos de performance, teatro de formas animadas.

04

Optativa – ME

Tópicos Especiais em Cultura e Saberes em Artes Cênicas 1

Disciplina teórica e/ou prática cujo conteúdo será designado a partir do projeto de pesquisa do docente, que poderá ser um professor visitante, do interesse dos alunos e da necessidade de reforço em determinado tema referente às principais tendências que relacionam cultura e saberes em Artes Cênicas como: poéticas cênicas e contextos culturais, historiografia crítica do teatro, memória e patrimônio imaterial, poéticas da oralidade, relações entre identidade e alteridade, construção de saberes em Artes Cênicas, dos estudos da recepção e mediação teatral, metodologias de pesquisa, manifestações expressivas tradicionais e contemporâneas, produção audiovisual em Artes Cênicas.

04

Optativa - ME

Etnocenologia

Etnociência das artes do corpo e do espetáculo. Estudo das manifestações cênicas enquanto parte de um conjunto de fenômenos que compreende não só o teatro e a dança, mas também o circo, a música enquanto cena, os happenings, a performance-arts, e ainda as manifestações expressivas tradicionais, os folguedos, os ritos espetaculares e até ações da vida cotidiana (nas quais o pesquisador reconheça características de teatralidade ou espetacularidade), buscando articular arte e ciência, teoria e prática, criação e crítica. Estudo e análise de eventos e significados que interconectam práticas culturais e experiência estética. Relações entre tradição, atualização e inovação na produção estética como práticas compartilhadas.

04

Optativa - ME

Tópicos Especiais em Cultura e Saberes em Artes Cênicas 2

Disciplina teórica cujo conteúdo será designado a partir do projeto de pesquisa do docente, que poderá ser um professor visitante, do interesse dos alunos e da necessidade de reforço em determinado tema referente às principais tendências que relacionam cultura e saberes em Artes Cênicas como: poéticas cênicas e contextos culturais, historiografia crítica do teatro, memória e patrimônio imaterial, poéticas da oralidade, relações entre identidade e alteridade, construção de saberes em Artes Cênicas, dos estudos da recepção e mediação teatral, metodologias de pesquisa, manifestações expressivas tradicionais e contemporâneas, produção audiovisual em Artes Cênicas. Seu conteúdo envolve discussões sobre poéticas cênicas e contextos culturais por meio de conceitos tais como tempo, presença, espaço, corpo, criação. Tais discussões serão baseadas em estudos estéticos, filosóficos, políticos e sociais.

   02

 Optativa - ME

 

Linha Processos Composicionais para Cena

Nome

Cred.

Tipo/Nível

Poéticas em Cena

Estudo de gêneros, estilos e poéticas da cena na contemporaneidade. História, crítica e análise de fenômenos cênicos. Gêneros híbridos, performance e interdisciplinaridades artísticas. Modalidades de preparação, criação, atuação, composição e direção, bem como suas implicações ético-estéticas. Modos de produção e recepção cênica. A disciplina terá o recorte delimitado a partir da linha de pesquisa do docente.

04

Optativa - ME

Laboratório de Criação em Artes Cênicas

Projeto de composição cênica. Metodologias de pesquisa para cena. Provocações para criação e produção. Reflexões teóricas relativas ao processo e à obra. A disciplina terá o recorte delimitado a partir da linha de pesquisa do docente.

04

Optativa - ME

Dramaturgias Cênicas

História e análise de gêneros dramatúrgicos. Estudos sobre o conceito de dramaturgia. Alargamento da noção para os diversos componentes da cena: dramaturgia de ator, do som, da luz, de imagens, da dança, entre outros. Modalidades de criação e recepção das diferentes categorias dramatúrgicas. A disciplina terá o recorte delimitado a partir da linha de pesquisa do docente.

04

Optativa – ME

Tópicos Especiais em Processos Composicionais para Cena 1

Estudos teóricos e/ou práticos sobre processos de composição artística. A disciplina será estruturada a partir dos projetos de pesquisa dos estudantes e do docente, que poderá ser um professor visitante, visando a complementação e o reforço de determinado tema não contemplado pelas disciplinas cursadas.

04

Optativa - ME

 

Créditos para obtenção do título

Para obter o título de Mestre o estudante deverá cursar 16 créditos:

08 créditos Obrigatórios nas disciplinas Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas (04) e Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas (04);

08 créditos Optativos no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas ou em outros Programas de Pós-Graduação stricto-sensu da UnB, com anuência do orientador.

 

EVENTOS e NOTÍCIAS