PRESENCIAL

 

Área de concentração: Artes Cênicas

A área dedica-se a estudos teóricos e/ou práticos de processos criativos, pedagógicos e de reflexões críticas e históricas, relativos a habilidades e saberes desenvolvidos em poéticas cênicas e manifestações expressivas tradicionais e contemporâneas. São investigadas ações que se organizem a partir de dispositivos notadamente cênicos, cujas abordagens podem privilegiar noções de teatralidade, espetacularidade ou performatividade. A perspectiva de interdisciplinaridade e diálogo das Artes Cênicas com os demais campos de fazeres e saberes humanos alicerça e caracteriza a relação entre as duas linhas de pesquisa que compõem esta área de concentração.

 

Caracterização do curso

Nível do curso: Mestrado/Doutorado

Objetivos: Por meio de recortes metodológicos que sustentem procedimentos de pesquisa das Artes Cênicas, em seus aspectos criativos, teóricos e pedagógicos, este Mestrado/Doutorado tem como objetivos propiciar ao aluno a sua inserção nos estudos pós-graduados, investigando a cena na contemporaneidade, suas interfaces com outros campos do conhecimento, bem como produções cênicas em seus processos de construção de saberes e fazeres.

Perfil profissional a ser formado: O perfil proposto ao egresso deste curso é de um profissional das Artes Cênicas que poderá atuar em diversos campos: pesquisa, ensino, atuação cênica e ação social. Fortalecendo e singularizando seu arcabouço teórico-prático, por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa original, este profissional deverá contribuir significativamente para o aprimoramento das produções artísticas, bibliográficas, metodológicas e pedagógicas. O perfil do doutor em Arte Cênicas é de um artista-pesquisador autônomo capacitado para atuar tanto na docência, pesquisa e extensão no ensino básico e superior - presencial e à distância - quanto na liderança de ações artístico-culturais na área.


Total de créditos para titulação

Mestrado: 16

Doutorado: 24

Periodicidade da seleção: Anual para ingresso 2º semestre do ano letivo

Vagas por seleção: 10 para Mestrado e 10 para Doutorado.

Áreas relacionadas: Artes Visuais, Música, Dança, Cinema, Vídeo, Comunicação, Antropologia, Sociologia, Literatura, Filosofia, História, Educação.

* Nota 4! O PPGCEN teve sua nota elevada, na última avaliação da CAPES, de 3 para 4. Embora com apenas três anos de existência, o PPGCEN já conseguiu demonstrar seu potencial de pesquisa e produção artística e científica.

EVENTOS e NOTÍCIAS