Elisabeth Silva Lopes

Elisabeth Silva Lopes

Licenciada em Educação Artística e Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), Especialização em Arte-Educação (1987) na Universidade de São Paulo; Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1992) com orientação de Renata Pallotini; Doutorado em Artes Cênicas pela USP (2001) com orientação de Jacó Guinsburg; Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa de Análise do Discurso, sobre a memória do ator (2006), supervisão de Amanda Scherer; e um segundo Pós-doutorado sobre performance foi realizado na Tisch School of the Arts, na New York University (2009-2010), com a supervisão de Richard Schechner. Tem experiência como professora de teatro de 1o e 2o graus (1977-1978), e universitária desde 1980, durante 18 anos na UFSM e outros 21 na USP. Atualmente é Professora Sênior, aposentada do Departamento de Artes Cênicas, e vinculada apenas ao PPGAC. Exerceu a função administrativa de Coordenadora do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Escola de Comunicações e Artes, na USP. Foi também Vice-diretora do TUSP- Teatro da Universidade de São Paulo. É associada e membro da diretoria do Hemispheric Institute of Peformance and Politics e do International Federation for Theatre Research (IFTR), organizações acadêmicas que possibilitam o intercâmbio e a internacionalização entre professores e estudantes de Pós-Graduação. Com essas associações organizou e coordenou, na USP, o 8 Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política (2013) e o IFTR Conference 2017. Como encenadora desenvolve, desde o final dos anos 80, a sua pesquisa artística com a Companhia de Teatro em Quadrinhos, ou como convidada de grupos teatrais e com os alunos do Curso de Artes Cênicas, produzindo cerca de 40 espetáculos. Sua pesquisa científica, produção artística e pedagógica estão direcionadas para os seguintes temas: bufonaria, ator-performer, treinamento (corpo e voz), memória e performance, teatro-educação e história do teatro.

Lattes

NOTÍCIAS & OPORTUNIDADES