Marcus Mota
Marcus Mota

Marcus Mota

Marcus Mota possui Mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília (1992), Doutorado em História pela mesma universidade (2002), e Mestrado em Arranjo e Orquestração pela Berklee (2015). Realizou estágio sênior (pós-doutorado) na Universidade de Lisboa, com bolsa Capes entre 2014 e 2015. Atualmente é Professor Associado da Universidade de Brasília, onde dirige o LADI (Laboratório de Dramaturgia e Imaginação Dramática) desde 1998.Foi Vice-Chefe do Instituto de Artes no quadriênio 2014-2018. Foi membro do Conselho Editorial da Editora UnB entre 2013 e 2016. Ministra aulas no Departamento de Artes Cênicas, no Programa de Pós-Graduação em Arte, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, e no Programa de Pós-Graduação em Metafísica, todos da Universidade de Brasília. Foi Chefe do Departamento de Artes Cênicas desta instituição entre 2003-2005, e em 2019. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: dramaturgia, dramaturgia musical, ópera, Estudos Clássicos e Teatros Grego e Moderno. Elaborou roteiro e canções para os musicais Saul (2006),Caliban(2007), David (2012), Sete (2013), Salomôncias (2017). Compôs as seguintes suítes orquestrais: Heliodoriana (2015), Esplanada (2016), Kandinskyanas (2019). Desde 2007 dedica-se a elaborar e aplicar materiais didáticos para Universidade Aberta do Brasil (UAB-UnB), no curso de licenciatura semipresencial. Além disso, desenvolve intensa atividade de direção de espetáculos musicais e não musicais, de elaboração de textos teatrais, canções e libretos para obras dramático-musicais, textos narrativos e poemas. Integra o Programa de Pós-graduação em Artes, na UnB, orientando pesquisas de mestrado e doutorado, e o NEC (Núcleo de Estudos Clássicos) na UnB. É líder do Grupo de Pesquisa Mousiké, cadastrado no CNPq desde 2004, ocupando-se de pesquisa sobre a textualidade audiovisual presente em autores da Antiguidade Clássica, como Homero, Heráclito, Ésquilo e Platão, pesquisa que se desdobra na proposição de audiocenas, ou espetáculos dramático-musicais como David (2012) e Sete Contra Tebas(2013). Participa ainda do grupo interdisciplinar e interinstitucional Máskara de pesquisas sobre Performances Culturais.Foi o secretário empossado da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos para o biênio 2011-2013. Publicou, entre outros títulos: A dramaturgia musical de Ésquilo (Editora UnB, 2008); Nos Passos de Homero (Annablume, 2013), Imaginação e morte. Ensaios sobre a representação da finitude(Editora UnB, 2014), Dramaturgia: Conceitos, Exercícios e Análises (Editora UnB, 2017), Metafísica, Escrita e Música: Ensaios sobre os fragmentos de Heráclito (Movimento Internacional Lusófono, 2018), e Cenologias: Estudos s sobre teoria e história do teatro, música e cinema (Movimento Internacional Lusófono, 2018) . Publicou ainda ficção em prosa, como nos livros Um homem Só (Chiado Editora, 2014) e Três Histórias Estranhas (Giostri Editora ,2016). Organizou e fez a curadoria de eventos nacionais e internacionais como: A experiência da cena (CCBB-Brasília), em 2006; o I Seminário Internacional de Teoria Teatral/Tour H-T. Lehmann no Brasil, em 2010; o II Seminário Internacional de Teoria Teatral (SBEC/UnB) em 2013; o I Festival Internacional de Teatro Antigo (SBEC/UnB),2013; e o I Seminário Internacional de Artes Integradas (Secretaria de Cultura de Goiânia/UFG/UnB,IFB) em 2013, e o Seminário Internacional Eudoro de Sousa, em 2019. Integra o projeto de pesquisa The Classical Tradition In Portuguese, Lusophone and European Literatures and Cultures, coordenado pela Profa. Marília Futre Pinheiro na Universidade de Lisboa. Foi vice-coordenador do GT Teorias do Espetáculo e da Recepção na ABRACE, no biênio 2014-2016. É editor-chefe da revista Dramaturgias. Revista do Laboratório de Dramaturgia da UnB, desde 2016.

Lattes


Marcus Mota holds a master's degree in Theory of Literature from the University of Brasilia (1992) and a doctorate in history from the same university (2002). He is currently Associate Professor at the University of Brasilia, where he directs the LADI (Dramatic Imagination and Dramaturgy Laboratory) - which he has directed since 1996 -, Deputy Chief of the Arts Institute for the 2014-2018 quadrennium, and Member of the Editorial Board of the Publisher UnB. He teaches at the Performing Arts Department, at the Postgraduate Program in Art and at the Postgraduate Program in Performing Arts, all from the University of Brasilia. He was Head of the Performing Arts Department of this institution from 2003-2005. Has experience in the area of Art, focusing on Dramaturgy, acting on the following subjects: Dramaturgy, Musical Dramaturgy, Opera, Classical Studies and Greek and Modern Theatres. Since 2007, he has been dedicated to developing and applying teaching materials to the Open University of Brazil (UAB-UnB), in the in the semi-presential degree course. In addition, he develops intense activity of directing musical and non-musical shows, writing theatrical texts, songs and librettos for dramatic-musical works, narrative texts and poems. He is part of the Postgraduate Program in Arts at UnB, guiding masters and doctorate researches and the NEC (Nucleus of Classical Studies) at UnB. He is leader of the Mousiké Research Group, registered at CNPq since 2004, dealing with research on the audiovisual textuality present in Classical Antiquity authors, such as Homer, Heraclitus, Aeschylus and Plato, research that unfolds in the proposition of audiocenas, or dramatic-musicals shows such as David (2012) and Seven Against Thebes (2013). He also participates in the Maskara interdisciplinary and interinstitutional group on research on cultural performances. He was the sworn secretary of the Brazilian Society of Classical Studies for the 2011-2013 biennium. He has published, among other titles: A dramaturgia musical de Ésquilo” (Aesquilo's musical dramaturgy) (UnB Publisher, 2008); and Nos Passos de Homero” (In Homer's Steps) (Annablume, 2013). Organized and curated national and international events such as: “A experiência da cena” (The Experience of the Scene) (CCBB-Brasília), in 2006; “I Seminário Internacional de Teoria Teatral/Tour H-T.” (the I International Seminar on Theatrical Theory/Tour H-T.). Lehmann in Brazil, in 2010; the 2nd International Theater Theory Seminar (SBEC / UnB) in 2013; the 1st International Festival of Ancient Theater (SBEC / UnB), 2013; and the I International Seminar on Integrated Arts (Goiânia Culture Secretariat / UFG / UnB, IFB) in 2013. He is part of the research project The Classical Tradition in Portuguese, Lusophone and European Literatures and Cultures, coordinated by Profa. Marília Futre Pinheiro at the University of Lisbon. He is currently deputy chief of the Institute of Arts of the University of Brasilia for the 2014-2018 quadrennium and deputy coordinator of the Show and Reception Theories WG at ABRACE for the 2014-2016 biennium.


Academia Edu

NOTÍCIAS & OPORTUNIDADES