Jun 07 Escrito por

124ª aPós Explorações com Déa Trancoso

aPós Explorações - Encontros para a cena: Ciclo Permanente de Discussões do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGCEN) da Universidade de Brasília.

Metodologia das Sutilezas, com Déa Trancoso

Dia 20 de junho de 2023, das 19:00 no nosso canal do YouTube

As pesquisas de DÉA TRANCOSO articulam arte, magia, ciência, filosofia, literatura e vida, caminhando por circuitos curtos, com os conteúdos que recebeu dos exus, especialmente de Zé Pelintra, Zambarado, Zé Mulatinho e Calunga da Calunga Grande: a Metodologia das Sutilezas do Catimbó, um conjunto de práticas para fins de atenção, investigação e construção de um corpo radicalmente vivo como potência agenciadora de alegria e uma máquina de contraguerra capaz de desativar bombas de miséria do capitaloceno.

Déa Trancoso é cantautora, escritora, atriz e pesquisadora. Mestre em Estudos Rurais pela UFVJM e doutoranda em Educação pela Unicamp. Possui cinco Cds Lançados: O violeiro e a Cantora; Tum Tum Tum, indicada ao Prêmio da Música Brasileira 2007; Serendipity; Flor do Jequi; Líricas Breves para a Construção de uma Alma, vencedora do Prêmio Flávio Henrique de Música 2021, concedido pelo BDMG Cultural. Já foi gravada por Ná Ozzetti, Mônica Salmaso e Ceumar. Atualmente, prepara o lançamento de Canções Guardadas nas Dobras do Tempo, álbum autoral, em parceria com a compositora paulistana Regina Machado.

Marcia Regina é uma multiartista brasileira nascida em Todos os Santos no Piauí. Desenvolve trabalhos com dança, teatro, cinema e artes visuais, em processos criativos que  incluem, música, literatura, coleta de materialidades diversas, registros em texto, fotografia e vídeo. Criou o coletivo multidisciplinar cia. víÇeras; Integrou por 8 anos o grupo Anti Status Quo Companhia de Dança; Fundou a Coletiva de Dança coisAzul; Fundadora da produtora audiovisual Baleia Filmes; Em 2022 criou a instalação coreográfica SOPRO, assinando a direção, roteiro, coreografia, além de ser a dançarina do espetáculo. SOPRO investiga a gestação da vida por meio da relação de uma mulher e uma planta, e se torna objeto de sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UnB.

Organização: Estudantes da disciplina Seminário de projeto do mestrado do PPGCEN

Professora: Rita de Almeida Castro

492 Última modificação em Quarta, 07 Junho 2023