Out 11 Escrito por

128º aPós Explorações com Dedy Ricardo

aPós Explorações - Encontros para a cena: Ciclo Permanente de Discussões do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGCEN) da Universidade de Brasília.

Performance e educação na perspectiva das relações étnico raciais, com Dedy Ricardo

23 de outubro às 14h30, no nosso canal do YouYube

A ideia é que princípios como Oralidade, Ancestralidade, Circularidade e Axé (Energia Vital) possibilitem a abordagem da Pedagogia do Teatro desde uma outra perspectiva epistêmica, como forma de educar não apenas para o fazer teatral, mas também para a instauração de relações raciais mais equânimes nos espaços e consequentemente, na sociedade como um todo.

Dedy Carvalho é mulher, negra, mãe, filha, irmã, esposa, atriz e professora. Iniciou a carreira artística em 1994, por meio do Projeto de Descentralização da Cultura, que levava oficinas de artes para as periferias da cidade de Porto Alegre. Trabalhou como arte-educadora nos abrigos municipais Casa de Acolhimento, Casa de Passagem e Serviço de Acolhimento Noturno, em Porto Alegre. É licenciada em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professora da rede pública municipal de São Leopoldo, onde desenvolveu o projeto Oficina de Teatro e Cultura Negra, no Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação. Atualmente, trabalha como professora do Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação da UFRGS, na área de Teatro. É integrante do Coletivo Atinuké, que estuda o pensamento das mulheres negras. Atua, desde 2000, no grupo Usina do Trabalho do Ator, em Porto Alegre.

502 Última modificação em Terça, 21 Novembro 2023