PÓS-DOUTORANDOS

2020/03 - present

Domingos Sávio Ferreira de Oliveira 
Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1982), graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (1988), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal Fluminense (1989), especialização em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (título concedido por mérito - 1999), mestrado em Teatro (Estética Vocal) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Letras (Estudos Linguísticos / Fonética Experimental) pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente, é docente associado III lotado no Departamento de Interpretação do Bacharelado em Atuação Cênica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professor pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO), desenvolvendo estudos de voz na cena teatral. Nesse sentido, coordena a pesquisa ?PratiCanto 2.0: laboratório de voz, fala e canto - estudos de entoação e de descrições articulatórias e acústicas do ator/cantor?. Tem experiência nas áreas de Voz e de Linguística com ênfase em Distúrbios da Voz, Estética Vocal e Fonética Experimental, atuando nos seguintes temas: pesquisa em voz e teatro, acústica da fonação, transtornos da voz, orientação vocal, entoação, interpretação teatral e direção vocal de atores e cantores. Fonoaudiólogo colaborador da CLINVOZ - Núcleo de Estudo da Voz. Conferencista com publicações em Periódicos Nacionais, Internacionais e Capítulos em Livros. Preparador vocal de atores de teatro e televisão. Atua como Perito de Voz e de Fala em Processo Criminal e Trabalhista.
Lattes


2019/03 - presente

Lídia Olinto
Desde 2000, atua profissionalmente na área de Artes Cênicas, exercendo funções variadas: atuação, direção, dramaturgia em processos colaborativos, assessoria teórica e produção de eventos artísticos e/ou acadêmicos. Fez mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP sob orientação do Prof. Dr. Matteo Bonfitto e co-orientação da Prof.ª Dr.ª Tatiana Motta Lima (UNIRIO), com bolsas concedida pela CAPES e FAPESP. Possui graduação em Teoria Teatral pela UNIRIO com iniciação científica (bolsas IC-UNIRIO e PIBIC). No doutorado, fez estágio de pesquisa (bolsa sanduíche) no Instituto Grotowski (Wroclaw, Polônia). Foi professora substituta na área de teoria teatral no departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (2017-2018). Atualmente, faz pós-doutorado na UnB e é professora nesta mesma instituição e da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Brasília, na graduação (bacharelado e licenciatura em Artes Cênicas) e pós-graduação (Especialização em Direção Teatral). Foi editora associada da revista ILINX (LUME-UNICAMP) e da PETER LANG International Academic Publishers e é atual coordenadora do Fórum de Pesquisas em Processo (ABRACE - Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas). Em sua formação teatral, estudou com: Gustavo Gasparani e Marcelo Vale (Cia. Dos Atores), Ivan Sugaraha e Cristina Flores (Cia. Os Dezequilibrados), Briget Pannet (Royal Academy of Dramatic Arts de Londres), Benes Markes (Living Theater) e Mietek Janowski, Andrzej Paluchiewicz, Thomas Richards e Mario Biagini, ex-parceiros de Jerzy Grotowski, dentre outros mestres brasileiros. 
Lattes


2019/03 - presente

Tiago Elias Mundim
Tiago Mundim é Bolsista PNPD de Pós-Doutorado do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília (UnB) e atualmente exerce a docência no Departamento de Artes Cênicas (CEN) da UnB como Pesquisador Colaborador nas áreas de Interpretação e Voz, dando continuidade à sua pesquisa do doutorado sobre o ensino, aprendizagem e desenvolvimento das habilidades de atuação, voz e movimento do performer contemporâneo. Concluiu em 2018 o Doutorado em Arte Contemporânea pela UnB e pela Royal Central School of Speech and Drama (RCSSD) - University of London, onde pesquisou a influência das tecnologias nos processos de ensino, aprendizagem e performance do ator-cantor-bailarino de Teatro Musical. Possui ainda Mestrado em Arte Contemporânea, Bacharelado em Interpretação Teatral, Licenciatura em Artes Cênicas e Bacharelado em Ciência da Computação, todos pela Universidade de Brasília. Por 10 anos estudou Teatro Musical na ETMB - Escola de Teatro Musical de Brasília, onde também passou a integrar o quadro de professores da instituição de 2014 até 2017. Tem mais de 30 espetáculos de Teatro Musical no currículo, tanto como performer quanto diretor cênico e preparador vocal, dentre os quais dirigiu os musicais inéditos Domingo no Parque e Quem Um Dia Irá Dizer, além do destaque como ator-cantor-bailarino em espetáculos como Les Misérables - no papel do protagonista Jean Valjean - e We Will Rock You - no papel do protagonista Galileo -, além de diversos outros espetáculos de Teatro, Música e Dança das mais diversas modalidades. Trabalha também como produtor e diretor cênico de espetáculos em Brasília, onde produz desde 2015 os espetáculos realizados pelo Empório Cultural e apresentados pelo Fundo de Apoio à Cultura - FAC, Secretaria de Cultura do DF e Governo de Brasília. 
Lattes


2018/12 - 2019/12

Suselaine Serejo Martinelli
(PhD) Pós-Doutorado em Artes Cênicas - Universidade de Brasília (2019). Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (2005), Universidade de Brasília, com a tese intitulada: "A criatividade no movimento: contribuições a partir da dança". Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela mesma instituição (2000), com a dissertação: "No ensino, quem dança? Uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança". Especialização em Psicologia Transpessoal. Bacharel e Licenciada em Dança (UNICAMP - Universidade de Campinas). Atua como docente do Curso de Licenciatura em Dança, do Instituto Federal de Brasília, desde 2010. Desenvolve pesquisas e projetos com os seguintes temas: dança, criatividade, criatividade no ensino, psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, qualidade de vida e docência superior. Possui larga atuação clínica individual e em grupos, com programas de desenvolvimento humano, no contexto de prevenção e promoção de saúde.
Lattes 


2015/03 - 2019/10 

Rodrigo Desider Fischer
Rodrigo Fischer é um artista brasileiro que desenvolve pesquisas e criações interdisciplinares entre teatro, performance, artes visuais, cinema e time-based media. Seus projetos transitam entre a apropriação de poéticas audiovisuais e novas tecnologias para a cena, experimentações com foco no trabalho do ator e agenciamento entre imagens, objetos, sons, corpos e textos para composição de performances polifônicas. Graduado em interpretação teatral (2006/Unb). Mestrado em Processos Composicionais para a Cena (2008/Unb) com uma pesquisa sobre o trabalho do ator por uma perspectiva da multiplicidade do sujeito. Doutorado em Processos Composicionais para a Cena (2015) pela Universidade de Brasília e City University of New York com uma investigação sobre o cinema de John Cassavetes e sua contribuição para o trabalho do ator; Pós-Doutorado (2018) no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e no Departamento de Performance Studies da New York University com uma pesquisa sobre performance polifônica a partir do agenciamento entre imagens, sons, objetos e corpos. 
Lattes

 


 

NOTÍCIAS & OPORTUNIDADES