Projeto de Pesquisa: Princípios de composição e concepção em dramaturgias do corpo cênico

Docente responsável: Alice Stefânia Curi

Descrição: Estudos teóricos e poéticos ligados aos processos criativos do corpo cênico, visando potencializar o engajamento composicional e concepcional de atrizes e atores. São experimentados procedimentos voltados à construção de corporeidades e estados cênicos, e ainda práticas que, para além de perspectiva estética, agreguem sentido ético ao fazer cênico. A noção de dramaturgias do corpo é articulada à compreensão e exploração do potencial de vetorização, construção e desdobramento de sentidos (semânticos e estéticos) pelas ações e afetos corpo cênico. Este projeto se vincula às linhas de pesquisa Dramaturgias de ator e Teatro do Instante, do grupo Poéticas do Corpo (DGP/CNPq). OBJETIVO GERAL: Vivenciar e aprofundar a noção de dramaturgias do corpo cênico, a partir da consolidação de espaços teórico-práticos de treinamento, experiências e composições; e desdobrar ações deste espaço, voltado para pesquisadores em artes cênicas (professores, alunos de graduação e pós e outros pesquisadores), em produções artísticas, publicações e comunicações em eventos científicos.

   


Projeto de Pesquisa: Teatro do Instante

Docente responsável: Alice Stefânia Curi e Rita de Cássia de Almeida Castro

Descrição: O coletivo de criação Teatro do Instante é uma linha de investigação laboratorial do Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo, ligado à Universidade de Brasília e ao CNPq, coordenado pelas professoras Alice Stefânia Curi e Rita de Almeida Castro. Criado em 2009, o grupo se caracteriza por proporcionar a seus integrantes oportunidades de formação continuada; por seus processos colaborativos e parcerias com diferentes artistas; pela investigação de poéticas imersivas e em espaços não convencionais; por buscar temas e abordagens relevantes ao sujeito histórico e sensível; pela investigação de “práticas de si” tanto como meios de autocuidado, quanto para acessar estados e afetos potencializadores do trabalho performativo em seus âmbitos de criação e de recepção; e pelo aprofundamento da pesquisa teórica e crítica acerca dos processos e experiências poéticas, o qual repercute em espaços de discussão, e escrita de artigos e livros. Ao longo dos últimos anos os pesquisadores do coletivo criaram performances, espetáculos e filmes, além de publicarem diversos artigos e organizarem, produzirem e lançarem o livro “Poéticas do Corpo: instantes em cena”, pela Editora da UnB (2017).

 


Projeto de Pesquisa: Sons e(m) Cenas

Docente responsável: César Lignelli

Descrição: O projeto têm como focos principais de pesquisa, a investigação, a elaboração e a execução de estratégias de apreensão e produção de sentido em contextos pedagógicos e estéticos distintos a partir das sonoridades (palavra, música e sonoplastia). Nessa perspectiva, o projeto possui duas frentes principais de ação. Uma vinculada a estratégias de formação pedagógico-estética de professores e atores e outra frente direcionada à investigação de composição de propostas predominantemente estéticas e sua relação com a formação de platéias de teatro. Cabe ressaltar que as pesquisas envolvendo a produção artística, metodológica e conceitual, desenvolvidas no projeto Sons e(m) Cenas estão diretamente relacionadas ao Grupo de Pesquisa Vocalidade e Cena - V&C (cadastrado desde 2003 no diretório do CnpQ), que se concentra no problema da produção de sentido, no processo que vai da abordagem do texto até sua concretização na voz, na palavra e nos demais sons presentes na cena no momento de sua performance.

  


Projeto de Pesquisa: Pobreza, performance e educação

Docente responsável: Gilberto Icle

Descrição: Este projeto tem por objetivo produzir conhecimento sobre as relações entre pobreza e performance, assim como analisar o impacto que as performances (artísticas, culturais, sociais etc.) têm na vida das pessoas pobres, procurando subsidiar novas políticas de combate à pobreza. Trabalha-se com a perspectiva dos Estudos da Performance, dos Estudos da Presença e da Etnocenologia para a manutenção de uma rede de pesquisadores, envolvendo incialmente treze instituições universitárias e de pesquisa em quatro países (Brasil, Argentina, Portugal e França). O trabalho se propõe a uma análise transversal coletiva dos dados produzidos a partir de leituras da bibliografia de referência e de trabalho de campo. Os resultados esperados devem ser publicados em diversos artigos e livros em acesso aberto.

 


Projeto de Pesquisa: A imagem faz o elo: processos de substituição de foliões do Divino Espírito Santo no entorno goiano do Distrito Federal.

Docente responsável: Graça Veloso.

Descrição: Esta é uma pesquisa sobre os processos de substituição dos mestres mais velhos, nas Folias do Divino Espírito Santo, nos casos de morte ou de desistência dos cortejos. Tem por objetivo documentar, em registros fotográficos (e, possivelmente, videográfico) para posterior publicação, como resultado esperado, a relação estabelecida, por construções imagéticas, entre as diversas gerações que fazem os cortejos das folias do Divino no entorno Goiano do Distrito Federal. A pesquisa se dará em duas etapas distintas. A primeira, a se realizar no primeiro semestre de 2013, voltada para o acompanhamento dos giros de folias que se dão nas localidades de Novo Gama, Santo Antonio do Descoberto, Luziânia e Cidade Ocidental, (todas no entorno goiano sul do DF.), Planaltina, Guará e Sobradinho, no Distrito Federal. Já a segunda etapa, entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro de 2014, será destinada à organização, edição e escrita do material a ser publicado.

  


Projeto de Pesquisa: Estados alterados de corpos em espetacularidade

Docente responsável: Graça Veloso

Descrição: Este é um Projeto em Etnocenologia. É uma pesquisa de estados alterados de corpos em espetacularidade em manifestações expressivas tradicionais, a partir de matrizes estéticas afro-brasileiras e pindorâmicas, e suas aplicabilidades em criações de espetáculos cênico-teatrais. A etnocenologia, disciplina dedicada às artes do corpo e do espetáculo, criada em 1995, na Maison des Cultures du Monde, e já com a realização de 7 Colóquios Internacionais, em diversas partes do mundo, como França, Marrocos, México e Brasil, dedica-se ao estudo da cena na diversidade cultural humana. Este projeto parte dos princípios fundantes da Etnocenologia, traduzidos na ementa de criação do GT de Etnocenologia da Associação de Pesquisa e Pós- Graduação em Artes Cênicas - Abrace: "Etnociência das artes do espetáculo e dos comportamentos e práticas espetaculares humanos organizados, a etnocenologia busca articular, na interseção dos vastos campos do conhecimento das ciências e das artes, as teorias e as práticas dos espetáculos e a criação e a crítica. Do ponto de vista temático, essa perspectiva transdisplinar se refere, constantemente, à tradição e à contemporaneidade e, também, aos universos da experimentação, do amadorismo e do profissionalismo. Seu interesse pela diversidade e pela pluralidade cultural sugere um diálogo freqüente da etnocenologia com os estudos culturais e da performance, a antropologia teatral e as ciências do teatro, bem como com os estudos dedicados à dança, ao circo, à ópera e à performance (enquanto forma artística assumidamente espetacular). Para além do âmbito estrito da história e da contemporaneidade dos espetáculos, esse diálogo se amplia para os campos das ciências do homem que recorrem às práticas espetaculares e teatrais para investigar a convivência humana e a criação de sentidos das diversas formas de comunicação e linguagem. Ancorada no desenvolvimento de projetos de pesquisa construídos sobre objetos e corpus bem definidos e, também, sobre a otimização das apetências e competências do pesquisador, a etnocenologia valoriza sempre a informação sobre o trajeto artístico e universitário que levou cada pesquisador, enquanto sujeito, à eleição de seu objeto de pesquisa. Sua perspectiva transdisciplinar, científica e teóricometodológica, inscreve a etnocenologia na grande área de conhecimento das artes, mais precisamente das artes do espetáculo.

  


Projeto de Pesquisa: Ressignificações de tradições de teatro de bonecos na contemporaneidade.

Docente responsável: Izabela Brochado

Descrição: O projeto de pesquisa Ressignificações de tradições de teatro de bonecos na contemporaneidade é um projeto guarda-chuva que abarca dois outros projetos: a) Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, Patrimônio Cultural do Brasil: criação e difusão de acervo digital e b) Processos de exposição e montagem com as técnicas do teatro de formas animadas. a) O primeiro se refere à organização, catalogação e acesso de documentos e de acervos materiais no campo das tradições do teatro de bonecos e se intitula Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, Patrimônio Cultural do Brasil: criação e difusão de acervo digital. Por meio de uma ação interdisciplinar, na qual colaboram as áreas do teatro de bonecos popular, do patrimônio cultural, das ciências da informação e das línguas estrangeiras e tradução, o projeto propõe a criação de uma biblioteca digital, na qual pesquisadores, professores, artistas e público em geral - brasileiro e estrangeiro, possam ter acesso à documentação obtida e produzida durante o processo de Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como Patrimônio Cultural do Brasil. A biblioteca digital será vinculada à Biblioteca Central da UnB – BCE e será construída mediante a adoção de software livre que comporte padrões internacionais de organização da informação. b) O segundo se refere a processos de exposição e encenação das formas de teatro de bonecos populares e vem sendo desenvolvido com mestrandos e doutorandos do PPG-CEN. O projeto tem as seguintes parcerias: b.1 LATA- Laboratório de Teatro de Formas Animadas da UnB; b.2 Bonecos de Lá e Cá: um museu viajante; b.3 – Grupo Trapusteros Teatro;

 


Projeto de Pesquisa: Crianças protagonistas: artes cênicas e diversidade cultural na escola

Docente responsável: Luciana Hartmann

Descrição: Este projeto de pesquisa, em andamento desde 2016, pretende desenvolver estudos sobre o protagonismo das crianças em processos artístico-pedagógicos, com alunos-pesquisadores de graduação e pós-graduação em Artes Cênicas, adotando como eixo transversal a questão da diversidade cultural no espaço escolar. O projeto objetiva promover processos de experimentação artística no campo das Artes Cênicas (teatro, dança, performance, audiovisual, contação de histórias, etc.), em coautoria com alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas do DF, visando aprofundar e qualificar o debate sobre a diversidade cultural em sala de aula. Está ligado ao Grupo de Pesquisa Imagens e(m) Cena, liderado pela proponente, e pretende colaborar com a produção de novos aportes teórico-metodológicos para a área da Pedagogia do Teatro, tanto no DF quanto nacionalmente.

 


Projeto de Pesquisa: Dramaturgia Musical Online: edição online de obras  dramático-musicais brasileiras

Docente responsável: Marcus Mota

Descrição: Propõe-se neste projeto a elaboração de um modelo de edição online que dê conta das diversas atividades e produtos que decorrem da composição e realização de obras dramático-musicais. A utilização de mediação tecnológica para disponibilizar partituras, textos e sons a partir de uma interface online organiza as ações de todos os integrantes da cadeia produtiva. Tanto o modelo produzido, quanto todas descrições e análises que o geraram serão disponibilizadas, como forma de se subsidiar futuros empreendimentos assemelhados.

 


Projeto de Pesquisa: Exercícios de Criação em Coletivo para a Cena

Docente responsável: Nitza Tenenblat

Descrição: Criado em 2015 o Projeto de Pesquisa Exercícios de Criação em Coletivo para a Cena (CRICOCEN) se dedica à pesquisa de modos de exploração, criação, pesquisa e produção cênicas que permeiam a coletivização de procedimentos técnicos, criativos e expressivos. As pesquisas do grupo abarcam aspectos estéticos, poéticos, políticos e éticos de modos de produção que tenham como alicerce a criação compartilhada. As atividades realizadas pelo grupo incluem, apresentação de artigos, demonstrações técnicas, oficinas, intervenções artísticas e espetáculos teatrais. Desde sua criação os trabalhos do grupo repercutem em apresentações realizadas em eventos científicos, artísticos e de formação educacional de âmbito local, nacional e internacional.

  


Projeto de Pesquisa: Variações sobre o cinema e o teatro

Docente responsável: Roberta Kumasaka Matsumoto

Descrição: Continuidade de pesquisa realizada durante o pós-doutorado na Universidade de Paris 8 - Vincennes - Saint-Denis. Estudo das possíveis relações, influências e intercâmbios entre o teatro e o cinema no que tange a utilização dos dispositivos audiovisuais como instrumentos de pesquisa em artes cênicas (metodologia de pesquisa em artes cênicas) e a composição de obras audiovisuais a partir do registro de e espetáculos teatrais (memória, permanência, efemeridade e processo criativo). Tal estudo fundamenta-se na análise praxeológica de obras de diretores cinematográficos e teatrais, como Ariane Mnouchkine et Peter Brook, e na problematização de categorias como teatro-filmado, quadro-vivo, registro de espetáculo.

 


Projeto de Pesquisa: Forma, estilo e procedimentos de ensaio: a voz e a palavra na performance contemporânea.

Docente responsável: Sulian Vieira

Descrição: Este projeto objetiva investigar as potencialidades das noções de forma e de estilo no teatro como dimensões produtivas e de negociação entre autores, dramaturgos, diretores, atores, coletivos, plateias, com fins de produzir reflexão conceitual e de propor procedimentos de ensaio que viabilizem a efetividade desta noção no contexto de formação de atores e de professores de artes cênicas na contemporaneidade.

 


Projeto de Pesquisa: CDPDan- Coletivo de Documentação e Pesquisa em Dança Eros Volúsia

Docente responsável: Soraia Maria Silva

Descrição: O objetivo é de estabelecer um espaço de reflexão e prática da dança visando não só um intercâmbio com a comunidade em geral como também o estabelecimento do espaço da pesquisa e exposições dessas pesquisas de estudantes de Graduação e Pós-Graduação. Os resultados são apresentados no Mexido de dança, mostra que teve sua sétima edição no final de fevereiro desse ano no teatro Silvio Barbato do Setor Comercial Sul – Brasília.

 


 

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