PROJETOS DE PESQUISA

Projeto de Pesquisa: A imagem faz o elo: processos de substituição de foliões do Divino Espírito Santo no entorno goiano do Distrito Federal.

Docente responsável: Jorge das Graças Veloso

Descrição: Esta é uma pesquisa sobre os processos de substituição dos mestres mais velhos, nas Folias do Divino Espírito Santo, nos casos de morte ou de desistência dos cortejos. Tem por objetivo documentar, em registros fotográficos (e, possivelmente, videográfico) para posterior publicação, como resultado esperado, a relação estabelecida, por construções imagéticas, entre as diversas gerações que fazem os cortejos das folias do Divino no entorno Goiano do Distrito Federal. A pesquisa se dará em duas etapas distintas. A primeira, a se realizar no primeiro semestre de 2013, voltada para o acompanhamento dos giros de folias que se dão nas localidades de Novo Gama, Santo Antonio do Descoberto, Luziânia e Cidade Ocidental, (todas no entorno goiano sul do DF.), Planaltina, Guará e Sobradinho, no Distrito Federal. Já a segunda etapa, entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro de 2014, será destinada à organização, edição e escrita do material a ser publicado.

Projeto de Pesquisa: CDPDan- Coletivo de Documentação e Pesquisa em Dança Eros Volúsia

Docente responsável: Soraia Maria Silva

Descrição: O objetivo é de estabelecer um espaço de reflexão e prática da dança visando não só um intercâmbio com a comunidade em geral como também o estabelecimento do espaço da pesquisa e exposições dessas pesquisas de estudantes de Graduação e Pós-Graduação. Os resultados são apresentados no Mexido de dança, mostra que teve sua sétima edição no final de fevereiro desse ano no teatro Silvio Barbato do Setor Comercial Sul – Brasília.

Projeto de Pesquisa: DRAMATURGIA MUSICAL ONLINE: EDIÇÃO ONLINE DE OBRAS DRAMÁTICO-MUSICAIS BRASILEIRAS

Docente responsável: Marcus Mota

Descrição: Propõe-se neste projeto a elaboração de um modelo de edição online que dê conta das diversas atividades e produtos que decorrem da composição e realização de obras dramático-musicais. A utilização de mediação tecnológica para disponibilizar partituras, textos e sons a partir de uma interface online organiza as ações de todos os integrantes da cadeia produtiva. Tanto o modelo produzido, quanto todas descrições e análises que o
geraram serão disponibilizadas, como forma de se subsidiar futuros empreendimentos assemelhados.

Projeto de Pesquisa: Dramaturgias de Ator

Docentes responsáveis: Alice Stefânia Curi e Rita de Cássia de Almeida Castro

Descrição: O projeto se liga ao Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo. A noção de dramaturgia de ator se articula à potência de produção e desestabilização de sentidos a partir das ações do ator em cena. As tensões psicofísicas do corpo com ele mesmo, com outros corpos e com toda a materialidade cênica, para além de conflitos ficcionais à moda psicológica, produzem fissuras em obra, colocam em jogo fricções vibráteis, fraturas de códigos. Dramaturgias atoriais podem provocar aberturas na enunciação semântica rumo a uma constelação de latências: sentidos que emergem de experiências sensoriais, associativas, mnemônicas e afetivas na produção e na recepção. Com o projeto visa-se vivenciar e conceituar a noção de dramaturgias de ator, a partir da consolidação de espaço teóricoprático de preparação, experiências e composições do corpo em contexto de criação cênica. Após a série de videoperformances “Fui deixando meus corpos pelo caminho”, o espetáculo “MalvaRosa”, além de algumas intervenções artísticas, está em curso a criação do espetáculo “Corpo de Cartas” (título provisório) como campo para esse estudo, além de três orientações de iniciação científica em torno da conceituação de termos e expressões que potencializem o processo composicional do corpo cênico e outras três já concluídas.

Projeto de Pesquisa: ESTUDOS DA PRESENÇA: UM ESTUDO EM REDE SOBRE O PROCESSO CRIATIVO EM PRÁTICAS PERFORMATIVAS

Docente responsável: Gilberto Icle

Descrição: Este projeto de pesquisa visa a descrever e analisar os procedimentos e processos criativos de diferentes grupos de pesquisa brasileiros, franceses e argentinos. A perspectiva de análise é dada pelos Estudos da Presença, trabalho investigativo sobre os modos particulares e culturalmente constituídos de chamar a atenção do público numa performance. A análise dos procedimentos teatrais elencados centraliza-se, portanto, na constituição de um corpus que possa responder sobre os problemas relativos às funções da linguagem na descrição de processos criativos, por intermédio da constituição de noções teatrais, compreendidas como tensionamentos entre
dimensões práticas e teóricas. Este projeto visa a descrever e analisar procedimentos poiéticos na construção de espetáculos, em exercícios de criação pedagógicos, em contextos de formação de atores e bailarinos e na constituição de praticas performativas de modo geral.

Projeto de Pesquisa: Esquizocenia: Gênero, Corpo e Saberes da Cultura

Docente responsável: Paulo Petronílio

Descrição: Propõe-se em pensar os múltiplos saberes acerca do corpo e suas dramaturgias. O Corpo em cena.Corpo transgressor. O corpo esquizocênico. O pensar rizomático, performático e trágico, a cena e o saber da cultura. Diálogos a partir da teoria Queer e da arte devassa, subversiva. Seus saberes, identidades, éticas e estéticas da existência. Escritura-corpo. Corpo-dança, Corpo-transgressão. Erotismos e máquinas desejantes. Saberes e
performances que envolvem as culturas sagradas, profanas e marginais. A cultura pornô, corpo reinventado. O saber e a aprendizagem tecida na cultura. Signos da acultura com suas performances cênicas, corporais e transgressoras. Marcadores da diferença e os processos de subjetivação na cena e na vida cotidiana. O teatro é o mundo e a cena é o cotidiano. Cenas de pegação, cenas desejantes, cenas eróticas e caóticas. Corpos múltiplos e rizomáticos. O corpo como maquina desejante. Veadagens e afetações na escritura e na cultura. nômade..

Projeto de Pesquisa: Estados alterados de corpos em espetacularidade

Docente responsável: Jorge das Graças Veloso
Descrição: Este é um Projeto em Etnocenologia. É uma pesquisa de estados alterados de corpos em espetacularidade em manifestações expressivas tradicionais, a partir de matrizes estéticas afro-brasileiras e pindorâmicas, e suas aplicabilidades em criações de espetáculos cênico-teatrais. A etnocenologia, disciplina dedicada às artes do corpo e do espetáculo, criada em 1995, na Maison des Cultures du Monde, e já com a realização de 7 Colóquios Internacionais, em diversas partes do mundo, como França, Marrocos, México e Brasil, dedica-se ao estudo da cena na diversidade cultural humana. Este projeto parte dos princípios fundantes da Etnocenologia, traduzidos na ementa de criação do GT de Etnocenologia da Associação de Pesquisa e Pós- Graduação em Artes Cênicas - Abrace: "Etnociência das artes do espetáculo e dos comportamentos e práticas espetaculares humanos organizados, a etnocenologia busca articular, na interseção dos vastos campos do conhecimento das ciências e das artes, as teorias e as práticas dos espetáculos e a criação e a crítica. Do ponto de vista temático, essa perspectiva transdisplinar se refere, constantemente, à tradição e à contemporaneidade e, também, aos universos da experimentação, do amadorismo e do profissionalismo. Seu interesse pela diversidade e pela pluralidade cultural sugere um diálogo freqüente da etnocenologia com os estudos culturais e da performance, a antropologia teatral e as ciências do teatro, bem como com os estudos dedicados à dança, ao circo, à ópera e à performance (enquanto forma artística assumidamente espetacular). Para além do âmbito estrito da história e da contemporaneidade dos espetáculos, esse diálogo se amplia para os campos das ciências do homem que recorrem às práticas espetaculares e teatrais para investigar a convivência humana e a criação de sentidos das diversas formas de comunicação e linguagem. Ancorada no desenvolvimento de projetos de pesquisa construídos sobre objetos e corpus bem definidos e, também, sobre a otimização das apetências e competências do pesquisador, a etnocenologia valoriza sempre a informação sobre o trajeto artístico e universitário que levou cada pesquisador, enquanto sujeito, à eleição de seu objeto de pesquisa. Sua perspectiva transdisciplinar, científica e teóricometodológica, inscreve a etnocenologia na grande área de conhecimento das artes, mais precisamente das artes do espetáculo"

Projeto de Pesquisa: Exercícios de Criação em Coletivo para a Cena

Docente responsável: Nitza Tenenblat

Descrição: Criado em 2015 o Projeto de Pesquisa Exercícios de Criação em Coletivo para a Cena (CRICOCEN) se dedica à pesquisa de modos de exploração, criação, pesquisa e produção cênicas que permeiam a coletivização de procedimentos técnicos, criativos e expressivos. As pesquisas do grupo abarcam aspectos estéticos, poéticos, políticos e éticos de modos de produção que tenham como alicerce a criação compartilhada. As atividades realizadas pelo grupo incluem, apresentação de artigos, demonstrações técnicas, oficinas, intervenções artísticas e espetáculos teatrais. Desde sua criação os trabalhos do grupo repercutem em apresentações realizadas em eventos científicos, artísticos e de formação educacional de âmbito local (61o Cometa Cenas/UnB, 12o e 13o Congressos de Iniciação Científica da UnB, 21o e 22o Congressos de Iniciação Científica do DF, Centro de Ensino Médio 04 de Ceilandia,Centro Educacional 01 do Cruzeiro e no Centro Educacional 02 de Sobradinho); de âmbito nacional (XX ENEARTE,68a Reunião Anual da SBPC e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016); e âmbito internacional (ATHE 2015 Montreal, Canadá e ATHE 2016 Chicago, EUA).

Projeto de Pesquisa: Forma, estilo e procedimentos de ensaio: a voz e a palavra na performance contemporânea.

Docente responsável: Sulian Vieira

Descrição: Este projeto objetiva investigar as potencialidades das noções de forma e de estilo no teatro como dimensões produtivas e de negociação entre autores, dramaturgos, diretores, atores, coletivos, plateias, com fins de produzir reflexão conceitual e de propor procedimentos de ensaio que viabilizem a efetividade desta noção no contexto de formação de atores e de professores de artes cênicas na contemporaneidade.

Projeto de Pesquisa: LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE INVESTIGAÇÃO E AÇÃO ARTÍSTICA (LIIAA)

Docente responsável: Fernando Villar

Descrição: O LIIAA objetiva a pesquisa teórico-prática das poéticas cênicas e performativas contemporâneas, concentrando-se em seus processos artisticamente interdisciplinares e/ou indisciplinares e em segunda linha de atuação nas histórias do teatro brasiliense. O Laboratório privilegia montagens artísticas ao mesmo tempo em que publica sobre interdisciplinaridades artísticas e que organiza eventos, debates, seminários, demonstrações de processo, lançamentos e palestras com acadêmicos e artistas sobre o objeto de estudo e criação. Eventos abertos à comunidade, com entrada franca para estudantes, professores, artistas e espectadores. Tem os seguintes subprojetos:

CHIA, LIIAA!
Desde 2007, o coletivo tem como princípio fundamental a montagem de peças inéditas no Brasil, nacionais ou estrangeiras, que privilegiem temáticas contemporâneas e o potencial cênico e performativo da busca e invenção artísticas, dentro e fora de Brasília.

CHIA LIIAA Jr.
Encena autores brasilienses e criações coletivas do coordenador com graduandos do CEN, desde 2008, dentro e fora do campus da UnB

Projeto de Pesquisa: O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: Mamulengo. Babau, João Redondo e Cassimiro Coco - Patrimônio Cultural do Brasil.

Docente responsável: Izabela Brochado

Descrição: O objetivo geral do projeto é realizar amplo inventariado das expressões do teatro de bonecos popular do nordeste por meio de pesquisa documental e etnográfica, utilizando-se parcialmente o Inventário Nacional de
Referências Culturais – INRC, para a efetivação de sua inscrição no livro Formas de Expressão do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional - IPHAN - como Patrimônio Cultural do Brasil. O projeto compreende: (1) o levantamento, sistematização, avaliação e complementação da documentação existente previamente sobre esta forma de expressão; (2) a realização das pesquisas de campo nos estados programados (PB, PE, RN, CE e DF), incluindo apresentações dos bonequeiros aí residentes; (3) os registros documentais, fotográficos e videográficos das apresentações, de seus praticantes, e dos processos de trabalho; (4) composição de um dossiê de registro, com apresentação de parte textual, fotos, documentação iconográfica e edição de vídeos. O projeto de pesquisa se encontra na sua fase final (4) com a finalização do dossiê de registro (textual e videográfico) e sua apresentação até o final de 2013 ao Comitê técnico do IPHAN para análise.

Projeto de Pesquisa: Pequenos narradores: o que contam as crianças de diferentes tradições narrativas?

Docente responsável: Luciana Hartmann

Descrição: Esta pesquisa de pós-doutoramento prevê a realização de um estudo, durante 12 meses, sobre a produção de narrativas orais por parte de crianças, filhos de imigrantes de distintas origens étnicas e culturais, de 6 a 8 anos de idade (em fase de alfabetização) residentes na cidade de Paris, procurando investigar o papel das crianças nas dinâmicas de transmissão e atualização de diferentes tradições orais. O trabalho pretende colaborar com a produção de novos aportes teórico-metodológicos para a área da Pedagogia do Teatro, na qual atua a proponente. O interesse na pesquisa com crianças que contam histórias surgiu da constatação de que há um vasto acervo de pesquisas e trabalhos acadêmicos realizados sobre/com narradores adultos e sobre histórias contadas para crianças, porém pouco ainda se tem enfocado a produção narrativa das crianças. Desta constatação, proveniente de muitos anos de pesquisa sobre as performances de contadores de causos , surgiram as perguntas: quem ouve as histórias que as crianças contam? O que as crianças contam? Quais os temas privilegiados pelas crianças? Como dialogam distintas tradições narrativas, quando contadas por crianças que têm intenso contato intercultural? Como as crianças narram suas histórias? O presente projeto dá continuidade ao trabalho desenvolvido pela pesquisadora nos últimos anos, com a colaboração de alunas e alunos de graduação e pós-graduação, que busca a compreensão de aspectos estéticos, performáticos, sociológicos e pedagógicos das manifestações orais, procurando contribuir para o contínuo aprimoramento deste campo de estudos. Adotando como diretriz teórica da pesquisa o necessário reconhecimento de que o tema em questão localiza-se nas interfaces dos campos das artes/teatro, da educação, da antropologia e das letras, o referencial adotado para este trabalho está baseado, inicialmente, na pedagogia do teatro (Cabral, 2006; Desgranges, 2006; Icle, 2013; Marcondes, 2010, 2011; Pupo, 2005), nos estudos da performance (Bauman & Briggs, 1990; Carlson, 2010; Kapchan, 1995; Schechner, 1986, 1988, 2010; Turner, 1992), nos estudos da oralidade e da narração de histórias (Bauman, 1977, 1986, 2004; Dégh, 1985; Langdon, 1999; Machado, 2004; Mato, 1992; Rabain- Jamin, 2006; Santos, 1995, 1997, 1999a; 1999b, 2005; Zumthor, 1993, 1997, 2000) e nos estudos da infância (Ariès, 1981; Cohn, 2005; Girardello, 1998, 2007; Sarmento, 2003, 2007; Vasconcellos, 2007).

Projeto de Pesquisa: Sons e(m) Cenas

Docente responsável: César Lignelli

Descrição: O projeto têm como focos principais de pesquisa, a investigação, a elaboração e a execução de estratégias de apreensão e produção de sentido em contextos pedagógicos e estéticos distintos a partir das sonoridades (palavra, música e sonoplastia). Nessa perspectiva, o projeto possui duas frentes principais de ação. Uma vinculada a estratégias de formação pedagógico-estética de professores e atores e outra frente direcionada à investigação de composição de propostas predominantemente estéticas e sua relação com a formação de platéias de teatro. Cabe ressaltar que as pesquisas envolvendo a produção artística, metodológica e conceitual, desenvolvidas no projeto Sons e(m) Cenas estão diretamente relacionadas ao Grupo de Pesquisa Vocalidade e Cena - V&C (cadastrado desde 2003 no diretório do CnpQ), que se concentra no problema da produção de sentido, no processo que vai da abordagem do texto até sua concretização na voz, na palavra e nos demais sons presentes na cena no momento de sua performance.

Projeto de Pesquisa: Teatro do Instante

Docente responsável: Rita de Cássia de Almeida Castro

Descrição: Vinculada ao grupo de pesquisa Poéticas do corpo encontra-se o projeto Teatro do Instante, que agrega artistas pesquisadores de diferentes áreas em torno de processos de criação cênica. A linha visa exercitar a interdisciplinaridade a partir da interface entre o teatro e outras áreas como literatura, música e arte computacional. Visa ainda experimentar processos de recepção, com pesquisa voltada a provocações aos diferentes sentidos do espectador, a cenas polissêmicas e polifônicas, a tratamentos dramatúrgicos experimentais, entre outros aspectos. Os espetáculos Pulsações, sob minha direção e E Io, quem?, com direção de Rachel Mendes, estão ligados a esta linha. O foco da pesquisa atual é a construção dramatúrgica a partir do acionamento do corpo-memória, experimentações em torno da ativação da imaginação e seus desdobramentos para a cena teatral. Estamos em processo de investigação sobre o universo da memória, especialmente na forma de cartas, fotos e diários pessoais e transpessoais. Esta pesquisa está fomentando a criação do novo espetáculo, com estréia prevista para agosto de 2013. É a memória individual e coletiva que ativamos quando nos debruçamos sobre imagens, textos e cartas referentes a trajetórias individuais. Os fragmentos da história de vida pessoal e das histórias de outros em prol da tessitura de uma construção dramatúrgica ficcional. As memórias individuais compartilhadas transmutam-se na experiência coletiva e as fronteiras se fazem borradas. Pretendo aprofundar esses questionamentos a partir da experiência com o grupo e por meio de leituras e reflexões com este mesmo coletivo de artistas.

Projeto de Pesquisa: Variações sobre o cinema e o teatro

Docente responsável: Roberta Kumasaka Matsumoto

Descrição: Continuidade de pesquisa realizada durante o pós-doutorado na Universidade de Paris 8 - Vincennes - Saint-Denis. Estudo das possíveis relações, influências e intercâmbios entre o teatro e o cinema no que tange a utilização dos dispositivos audiovisuais como instrumentos de pesquisa em artes cênicas (metodologia de pesquisa em artes cênicas) e a composição de obras audiovisuais a partir do registro de e espetáculos teatrais (memória, permanência, efemeridade e processo criativo). Tal estudo fundamenta-se na análise praxeológica de obras de diretores cinematográficos e teatrais, como Ariane Mnouchkine et Peter Brook, e na problematização de categorias como teatro-filmado, quadro-vivo, registro de espetáculo.

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