145ª aPós Explorações – “Ser artista independente e viver de arte no Brasil: realidade ou utopia?” com a multiartista Nina Vogel

aPós Explorações – Encontros para a cena: Ciclo Permanente de Discussões do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGCEN) da Universidade de Brasília
“Ser artista independente e viver de arte no Brasil: realidade ou utopia?” com a multiartista Nina Vogel
Dia 24/03/2025 | Segunda-feira | às 16h30 | na BT-16 | Departamento de Artes Cênicas
Nina Vogel é uma multiartista internacional premiada que cria e performa seus próprios solos autorais de teatro de animação contemporâneo. Diretora, marionetista, atriz, cantora e figurinista, expressa sua inventividade sem limites através de seus solos e performances e transita entre diferentes formas de arte, entre o Brasil e para mais de 25 países ao redor do mundo. Poeta do invisível, quando a inspiração sussurra e lhe revela novos mundos fantásticos, ela os materializa por meio de suas performances e criações.
É atriz, bacharela em Teatro(performance), pela Escola Superior de Artes Célia Helena, em São Paulo, Brasil. Em 2017, ganhou duas bolsas do governo de Québec, Canadá, para fazer um DESS en Théâtre de Marionnettes Contemporain na Université du Québec à Montréal (UQÀM). Vogel também recebeu a Bolsa Lisa Simon, do renomado Art Institute do O’Neill Theater Center nos EUA, concedida a uma diretora cujo trabalho está crescendo atualmente no campo do teatro de animação. Em 2020, ela foi diretora do ConCordis Lambe-Lambe MOTION – um curta-metragem em stop motion adaptado de seu show de teatro em miniatura – premiado com o Outstanding Work Award no International Film and Puppet Theatre Festival na Coreia do Sul. Em 2023, ela também foi premiada com a bolsa AVIAMA International Mobility, assinada por um júri de 5 países do mundo, para fazer um curta-metragem subaquático. Em 2023, ela também foi selecionada entre centenas de artistas ao redor do mundo para a sessão de performances RARE da Quadrienal de Praga na República Tcheca. Em 2024, ela passou 7 meses entre o Canadá e a Ásia, como artista convidada e artista residente, onde estreou 2 criações e uma webserie e também no processo e preparação para um filme subaquático.
Organização: aPós Explorações – Ciclo Permanente de Discussões do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGCEN) da Universidade de Brasília em parceria com Diálogos com Artistas – Ação Pedagógica das Práticas Docentes em Teatro de Formas Animadas e LATA-UnB.