148ª aPós Explorações – Candangas Palavras: um diálogo entre narrativas da presença negra no Distrito Federal e a participação das mulheres na construção de Brasília

aPós Explorações – Encontros para a cena: Ciclo Permanente de Discussões do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília.
Candangas Palavras: um diálogo entre narrativas da presença negra no Distrito Federal e a participação das mulheres na construção de Brasília
Dia 07/05/2025 | Quarta-feira | às 16h | na sala B1-16 | Departamento de Artes Cênicas
A partir de histórias de mulheres que participaram da construção da capital, será realizado um diálogo entre a exposição “Reintegração de posse: narrativas da presença negra na história do DF” e o teatro documental em processos composicionais para a cena. A ação celebra os 65 anos de Brasília, completados em abril de 2025.
Ana Flavia Magalhães Pinto
Historiadora e jornalista, é professora de graduação e pós-graduação do Departamento de História e do PPGDH da UnB. Seu mestrado em História nesta instituição é considerado um marco nos estudos sobre a imprensa negra no Brasil, especialmente por reconhecer experiências do século XIX, por meio de pesquisa em arquivos públicos e pessoais. Sua tese de doutorado sobre as redes de intelectuais negros livres recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2015 e foi publicada em livro em 2018 com o título “Escritos de liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil do século XIX”, pela Editora da Unicamp. Membra da Rede de Historiadoras/es Negras/os. É coordenadora-geral da exposição “Reintegração de Posse: Narrativas da presença negra na história do Distrito Federal” (2019 até o presente), da qual uma seção integra o Pavilhão Brasileiro na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023, que pela primeira vez resultou na conquista do Leão de Ouro ao país. Também compôs a equipe curatorial da exposição “Constituinte de um Brasil Possível” (2024). Entre 2023 e 2025 foi Diretora-Geral do Arquivo Nacional do Brasil. Atualmente é Coordenadora Geral do Grupo de Trabalho sobre Arquivos Comunitários da Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA), e integra o conselho consultivo da Casa Sueli Carneiro e a equipe do Instituto Cultural Cultne.
Produção: Sulian Vieira | Mediação: Jemima Tavares
Organização: aPós Explorações – Ciclo Permanente de Discussões do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGCEN) da Universidade de Brasília; Vocalidade & Cena.