167ª aPós Explorações – “Ser uma menina do meio rural e a convivência escolar: campos de tensão e investigação na Colômbia”, com Doris Esperanza e Yahira Melissa Echavarría

aPós Explorações – Encontros para a cena: Ciclo Permanente de Discussões do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília

“Ser niña en contextos rurales y la convivencia escolar campos de tensión e investigación en Colombia / Ser uma menina do meio rural e a convivência escolar: campos de tensão e investigação na Colômbia (conversa em espanhol)”, com Doris Esperanza Vega Machetá e Yahira Melissa Restrepo Echavarría.

Dia 02/07/2026 | Quinta-feira | 17hs | Evento híbrido na sala B-43, novo prédio do IdA e via Google Meet

O encontro tem como objetivo divulgar os avanços de duas pesquisas desenvolvidas na Colômbia, no Doutoramento em Ciências Sociais, Infância e Juventude da Universidade de Manizales – CINDE. São abordadas as tensões em torno da convivência escolar e da construção de subjetividades em meninas que vivem em contextos rurais. A partir de uma abordagem crítica, exploram-se as experiências, os discursos e as práticas que configuram as relações entre escola, família e território, envolvendo metodologias de investigação inovadoras e colaborativas. A análise procura dar visibilidade às infâncias rurais como sujeitos ativos e à convivência escolar como um constructo social complexo.

Doris Esperanza Vega Machetá

Licenciada em Educação Básica com especialização em Matemática pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas e Mestre em Educação com especialização em Ensino Universitário. Possui mais de vinte anos de experiência docente no ensino básico, secundário e superior, em instituições públicas e privadas de Bogotá. Atualmente, desempenha funções de direção docente (coordenadora) no Colégio Sierra Morena, ligado à Secretaria de Educação de Ciudad Bolívar. É candidata ao Doutoramento em Ciências Sociais, Infância e Juventude pela Universidade de Manizales – CINDE, na linha de investigação Infâncias e Famílias na Cultura.

Yahira Melissa Restrepo Echavarría

Graduada em Biblioteconomia, Mestre em Educação e Desenvolvimento Humano e especialista em Hermenêutica Literária pela Universidade EAFIT. Possui experiência em pesquisa e trabalho de campo em projetos financiados pelo Minciencias, relacionados à apropriação social do conhecimento, tecnologias digitais e comunidades rurais e indígenas. Atuou na coordenação e execução de projetos nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Gestão da Informação, com ênfase em formação, gestão cultural, pesquisa e desenvolvimento de públicos. Atualmente integra o projeto “Todos al Cole” como profissional pedagógica STEM na Fundação Pies Descalzos, Colômbia.

Acessar o conteúdo