156ª aPós Explorações – Dramaturgias do corpo-memória: corpo negro contemporâneo em dança, com Gessi Könzgen e Maria Falkembach

aPós Explorações – Encontros para a cena: Ciclo Permanente de Discussões do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília.

Dramaturgias do corpo-memória: corpo negro contemporâneo em dança, com Gessi Könzgen e Maria Falkembach.

Dia 26/06/2025 | Quinta-feira | às 10h | Evento On-line Via Teams

Esta edição convida para um diálogo sobre o corpo negro contemporâneo na dança e suas dramaturgias da memória, a partir das pesquisas e criações de Gessi Könzgen e Maria Falkembach. Com mediação de Maria Ramalho, o encontro promove reflexões potentes sobre identidade, ancestralidade e arte em movimento.

Gessi Könzgen

Artista e educadora, é graduada em Dança (UFPEL, 2012) e integrante do grupo Tatá desde 2009, atuando como criadora-intérprete, produtora e oficineira. Protagonizou e escreveu o espetáculo Axêro (2023), também adaptado para o audiovisual (2022). Estreou como bonequeira em Mandinho (2014), indicado ao Prêmio Açorianos. Participou de eventos como a Noite dos Tambores Poéticos (2018) e o Festival Salve Arte (2021). Também integra o grupo Batucantada.

Maria Falkembach

Doutora em Educação (UFRGS, 2017), com estágio na University of Exeter, e mestre em Teatro (UDESC, 2005). Graduada em Artes Cênicas (UFRGS, 2001) e Engenharia Química (UFRGS, 1995), atua como professora na Licenciatura em Dança e no PPG em Artes da UFPel, além de ser docente convidada na Universidad Nacional de Costa Rica. Fundou o grupo Depósito de Teatro (atuando até 2007) e hoje coordena o Tatá de Dança-Teatro, integrando grupos de pesquisa como GETEPE e OMEGA. Suas pesquisas concentram-se em dramaturgia corporal, pedagogia da dança e estudos labanianos.

Mediação: Maria Ramalho Alves Campos

Artista e pesquisadora em dança contemporânea e improvisação. Graduada e mestranda em Artes Cênicas pela UnB, com pós-graduação em Dança e Educação Somática (IFB). Coordena a Plataforma Espaço Entre, com a qual desenvolveu projetos apoiados pelo FAC-DF. Atuou na Cia AntiStatusQuo, apresentando-se em festivais nacionais e internacionais. Em 2024, formou-se na Técnica Nomadic Roots (Espanha). É criadora do vídeo dança Unboxing e atua também como arte-educadora no Brasil e nos EUA. Praticante de Contato Improvisação desde 2016.

Disponível em:

Pular para o conteúdo