158ª aPós Explorações – “Onde nasce um espetáculo? Um mergulho nos processos”, com Marcio Meirelles

aPós Explorações – Encontros para a cena: Ciclo Permanente de Discussões do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília.

“Onde nasce um espetáculo? Um mergulho nos processos”, com Marcio Meirelles

Dia 08/07/2025 | Terça-feira | às 19h | Evento On-line Via Teams

Neste encontro, mediado pelo Prof. Dr. Jocemar Chagas e pela mestranda Uriel de Mesquita, mergulharemos nos processos criativos do diretor baiano Marcio Meirelles – ouvindo o próprio –, como suas ideias nascem, se transformam em cena e como se reinventaram durante a pandemia. Uma reflexão íntima sobre arte, resistência e os caminhos invisíveis da criação teatral.

Marcio Meirelles

Marcio começou a fazer teatro em 1972. Criou o Avelãz y Avestruz e o Bando de Teatro Olodum. Dirige o Teatro Vila Velha – onde criou a universidade LIVRE – e a Companhia Teatro dos Novos. Encenou mais de 120 peças de teatro. Foi Secretário de Cultura do Estado da Bahia (2007/2011).

Mediação: Jocemar Chagas e Uriel de Mesquita

Jocemar Q. Chagas é ator, diretor, dramaturgo e professor universitário de matemática (UEPG). Integrou grupos de teatro no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 2006 foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dramaturgia. Recebeu diversos prêmios por sua atuação no teatro, incluindo o Prêmio Funarte de Dramaturgia (2006), e prêmios em festivais de teatro de diversas cidades.

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, atualmente cursa a Pós-Graduação em Artes Cênicas da UnB, trabalhando com pesquisa em teatro, cinema e audiovisual. Foi atriz durante dois anos do Grupo de Teatro Científico da UEPG, onde participou de duas peças e mais de vinte (20) apresentações, foi assistente de direção do musical “Boa Sorte”, e agora atua como produtora da peça “Para a Lua”.

Organização: Estudantes da disciplina Seminário de pesquisa em artes cênicas, com orientação da professora Rita de Almeida Castro.

Pular para o conteúdo