Licenciatura em Artes Cênicas (Diurno)

Os cursos de Licenciatura em Artes Cênicas (presencial diurno e noturno) e Licenciatura em Teatro (a distância), vêm responder à grande demanda de formação adequada de professores resultante da carência de oferta de cursos de graduação nesta área. Assim, este projeto apresenta-se como uma ação de grande relevância para o desenvolvimento sociocultural em níveis local, regional e federal.

Os cursos têm como orientação fundamental o seu inter-relacionamento e o envolvimento das lideranças culturais locais no processo de formação dos alunos, propondo assim, a dinamização dos processos culturais de cada região.

Ao ressaltar a relevância em basear o processo de formação dos professores no eixo epistemológico da cultura e das tecnologias contemporâneas, esperamos contribuir para a concretização de uma reconfiguração do cenário educacional, no qual as Artes Cênicas poderá desempenhar um papel primordial na articulação de projetos interdisciplinares fundamentados em propostas curriculares atuais.

Aquele que  se forma em Licenciatura em Artes Cênicas terá como  possibilidade profissional atuar como professor de Artes Cênicas em escolas da educação básica e no ensino não-formal, em projetos  sócio-educativos e na área da saúde que utiliza recursos artísticos em contextos terapêuticos. O  licenciado estará apto a elaborar projetos de  pesquisa e de ensino, apresentar conferências e  participar de seminários científicos, ministrar  aulas e dirigir seminários, colaborar no  planejamento e realização de atividades  culturais, sociais e educacionais no que se  refere às artes cênicas.

Diante de uma sociedade cada dia mais diversa e plural, que demanda atuação permanente e autônoma de cada indivíduo, o perfil desejado para o Licenciado em Artes Cênicas é aquele que permite a este a competência de desempenhar o papel de orientador do processo educativo na linguagem das artes cênicas, em suas múltiplas dimensões, com a perspectiva de superação da transmissão de conhecimento para uma educação colaborativa, crítica, criativa e transformadora. 

Um profissional atento às relações éticas e epistemológicas que compõem o processo educacional, capaz de estabelecer um diálogo com as demais áreas do conhecimento que compõem a educação básica (ensino médio, fundamental, educação infantil, especial, rural, quilombola e indígena) e de estabelecer conexões respeitosas e produtivas entre os saberes e os contextos diversos. Um professor capaz de: estabelecer um diálogo contínuo entre processos artísticos e pedagógicos; desenvolver nos alunos a sensibilidade, a imaginação, a criatividade, bem como a capacidade de expressão e conceituação cênica.

Licenciado em Artes Cênicas deve ser preparado para atuar com competência como um professor-artista-pesquisador que, por meio da linguagem cênica é capaz de desenvolver interação com os outros docentes, ampliando as possibilidades de valorização da prática artística do teatro, da dança e de formas cênicas criativas junto a públicos de qualquer idade. Com a intensão clara de contribuir com formação de pessoas mais sensíveis, críticas, com autonomia e capacidade para resolver problemas, o Docente de Artes Cênicas deve ser preparado para atuar não apenas no sistema de educação formal, mas também em espaços diversos como: ONGs, associações comunitárias, museus, centros culturais, casas de espetáculo, palcos alternativos, grupos de teatro, entre outros.

Pular para o conteúdo