Projetos de Extensão

PEAC - Projetos de Extensão e Ação Contínua

As ações de extensão se desenvolvem por meio das unidades acadêmicas e administrativas da UnB, em processos educativos, culturais e científicos, articulados com o ensino e a pesquisa. É por meio da ação extensionista envolvendo professores, estudantes e técnicos que a Universidade interage com a sociedade, em um exercício de contribuição mútua. São projetos e programas contínuos e especiais, cursos e eventos.

Projetos de Extensão do CEN/UnB

Cena Alfa

A alfabetização estético/artística é um bem e direito de qualquer cidadão no processo de construção do conhecimento para um ser global e consciente de saberes diversos. É importante para todo indivíduo possuir argumentos sólidos que possam conduzi-lo para uma convivência harmoniosa com o seu universo sócio/cultural. O conhecimento da Arte indiscutivelmente provoca esta possibilidade. Neste sentido, o projeto de extensão CENA ALFA visa um processo pedagógico que propicie a alfabetização estética/artística de alunos da rede pública de ensino através da linguagem teatral, vislumbrando durante o percurso as seguintes especificidades; Identificar os signos e símbolos que compõe o espetáculo de teatro; Apropriar-se dos códigos teatrais; Apreciar e discutir o espetáculo teatral; Capacitar para o questionamento do estético e do artístico dentro da obra teatral; Vivenciar a experiência do contato com o espetáculo de teatro. Através de montagens de espetáculos realizadas por alunos da graduação em teatro, os alunos da rede pública dialogam com o universo teatral na busca da alfabetização estética/artística. PEAC/UnB. Coordenação: Jonas Sales e Fabiana Marroni.

CENA SANKOFA - Núcleo de estudos das corporeidades e saberes tradicionais na cena contemporânea

Cena Sankofa

Grupo de Pesquisa e extensão
Coordenação: Dr. Jonas Sales

Com os estudos, experimentos e ações desenvolvidos por este grupo, a universidade de Brasília se insere no campo dos saberes das culturas e tradições populares, negritude e educação com foco na perspectiva do trabalho corpóreo do artísta cênico. Busca-se por meio de encontros, seminários, discussões e experimentações cênicas, promover reflexões e apontar caminhos que possam fundamentar as atividades e produções artísticas nas áreas das Artes Cênicas para estéticas e pensamentos afrocentradas, pedagogias que busquem o diálogo com a diversidade cultural, o fazer cênico com proposições corpóreas de saberes tradicionais em diálogo com a contemporaneidade. Deseja contemplar a participação de professores da rede pública e privada de ensino, discentes de artes cênicas e outras linguagens da arte, bem como público em geral interessado nesta proposta de construção de saberes.

Desde sua fundação em 2016, já foram desenvolvidas as seguintes ações:

  • I, II e III Seminário Corpo, Cena e Afroepistemologias (2017,2018, 2019)
  • A partir das pesquisas, foram elaborados e apresentados para o público acadêmico e externo produções artísticas como; * Axé Nzinga (2016-2019) * ORI(FEMALE)XÁS (2017) * TRANSEGUN – Texto de Cuti ( 2018) Palestras e oficinas.
Coletiva Produções

A Coletiva teve sua fundação em 2015 e desde então dedica-se à exploração de modos de criação e sistematização cênicas colaborativas gerando pesquisas e produções artísticas que permeiam a coletivização de procedimentos. As pesquisas do grupo abarcam aspectos estéticos, poéticos, políticos e éticos destes modos de produção e incluem espetáculos, intervenções urbanas, sessões de contação de histórias, audiovisual, demonstrações técnicas, artigos, residências artísticas, oficinas e palestras. O grupo desenvolve trabalhos artísticos, formativos e acadêmicos com repercussão local, nacional e internacional. A Coletiva é uma linha do Grupo de Pesquisa Criação em Coletivo para a Cena com residência no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília.

site: https://coletiva.unb.br/

Cometa Cenas

PEAC/UnB – Cometa Cenas – Mostra Semestral de Artes Cênicas da UnB

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Siga as redes sociais do Cometa Cenas para ficar por dentro de tudo acontecerá nas nossas próximas edições): https://linktr.ee/CometaCenas

Cursos Livres

Cursos Livres é um programa de extensão do CEN que tem por objetivo oferecer cursos gratuitos de introdução e desenvolvimento da linguagem cênica para a comunidade de Brasília e entorno.

Os cursos serão ministrados por alunos vinculados aos PEACs ( Projetos de Extensão Contínua), laboratórios e grupos de pesquisa do CEN-Ida-UnB, sob orientação se seus respectivos orientadores.

Os cursos refletem a variedade de pesquisas do CEN e oferecem uma gama de propostas para um público diverso, embora tenham caráter introdutório à linguagem cênica.

Os cursos não são interdependentes ou sequenciais, ou seja, os interessados podem se matricular em quaisquer oficinas ao longo do semestre, sem qualquer pré-requisito ou experiência prévia.

Mais do que sedimentar um percurso pedagógico específico, trata-se de um esforço coletivo para organizar e dar visibilidade às atividades de pesquisa e extensão do CEN junto à comunidade, de modo contínuo, dentro e fora do campus da UnB, a exemplo de atividades como o Idas e Vindas e Cometa Cenas.

Objetivos

  • desenvolver de modo contínuo as atividades de pesquisa e extensão do CEN junto à comunidade por meio de cursos introdutórios à linguagem cênica, ministrados dentro e fora do campus da UnB.
  • propiciar aos alunos do CEN experiência docente e contato direto com alunos de diferentes formações durante o curso de graduação, sob supervisão de professores orientadores.
  • ampliar o interesse em torno do curso de artes cênicas entre jovens do ensino médio que desejam ingressar na UnB.

Normatização

Cursos e oficinas de ambos os núcleos deverão ser registrados pelo Interfoco/DEX como integrantes do projeto Cursos Livres.

O projeto Cursos Livres contará com apenas um coordenador geral, embora todos os cursos e oficinas ministrados tenham seus próprios orientadores e participantes, recebendo por isso seus respectivos créditos, a exemplos dos projetos Idas e Vindas e Cometa Cenas.

Os cursos podem ser ministrados por alunos e bolsistas do CEN, embora sob estrita responsabilidade do professor orientador do PEAC , laboratório ou grupo de pesquisa ao qual o aluno encontra-se vinculado.

Cabe à coordenação geral estabelecer o cronograma de cursos e atividades a serem ministradas por semestre, sendo que as atividades devem começar duas semanas depois do começo das aulas e terminar duas semanas antes do Cometa Cenas, para não haver choque de horários e espaços para ensaio.

Cada orientador/ grupo ministrante das oficinas será responsável por toda a informação relativa ao curso proposto ( ementa, carga horária, material necessário, espaço utilizado, número máximo de participantes etc) embora o departamento se responsabilize por registrar essas informações junto ao interfoco.

Os cursos deverão fornecer certificados aos participantes e ministrantes.

O logo e a identidade visual do projeto deverão ser utilizados obrigatoriamente em qualquer divulgação do projeto.

 

Galhada

Docente responsável: Alice Stefânia Curi
Docentes colaboradores: Érico JosÉ, Giselle Rodrigues, Jackson Tea, Kenia Dias, Rita de Almeida Castro
Descrição: Pesquisa teórica e laboratorial para a criação e mediação artística de espetáculo com viés ecocrítico, integrando estudos e experimentos em sonoridades, visualidades e dramaturgias. O projeto foi iniciado como eixo de pesquisa do segundo pós-doutorado da docente Alice Stefânia, junto à USP. O espetáculo resultante, Galhada, aborda o antropocapitaloplantationchutulupiroagorafudeudevastoceno, uma era que erige sobre extermínios reais e simbólicos: um verdadeiro cemitério de mundos, vidas, existências, espécies, línguas, culturas. O projeto de mediação do trabalho, em circulação por escolas, se apoia em uma perspectiva crítica, e em um posicionamento ecológico e anticolonial, compreendendo que a colonialidade, projeto que se estende no tempo após o marco histórico do colonialismo, ao lado do capitalismo, são faces distintas de uma mesma disposição exploratória de pessoas, existências não humanas e seus mundos. O argumento dramatúrgico passa pela conferência de uma pesquisadora do campo da geoantropofábulofilosóficatastróficavancenicoacelerada, seus saberes, seus colapsos e seus devires.

IDAS E VINDAS

IDAS e VINDAS é um programa que integra projetos dos quatro Departamentos do Instituto de Artes (IdA) da UnB, a saber: Artes Visuais, Artes Cênicas, Desenho Industrial e Música. O programa visa circular as produções artísticas do corpo docente e discente do IdA – em suas perspectivas de fazer, refletir e difundir – com as comunidades nas quais se localizam os novos campi da Universidade de Brasília. PEAC IdA/UnB. Coordenação Geral: Izabela Brochado; Coordenação do CEN: Cecília Borges

Imagens e(m) Cena

Imagens e(m) Cena

Imagens e(m) Cena é um laboratório vinculado ao Departamento de Artes Cênicas (CEN) e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB). Formado em março de 2011 e coordenado pelas professoras Drª Roberta Kumasaka Matsumoto e Drª Luciana Hartmann, é constituído por artistas-pesquisadores de teatro, dança, comunicação, antropologia e tem como foco os estudos das possíveis relações, influências e intercâmbios entre as Artes Cênicas, o Audiovisual e as Expressões Culturais a partir de duas linhas de pesquisa:

  1. Diálogos entre o audiovisual e as artes cênicas que contempla os dispositivos audiovisuais como instrumentos de pesquisa (metodologia de pesquisa em artes cênicas); o audiovisual na composição da obra teatral (linguagem e estética teatral); os aspectos teatrais nas obras cinematográficas compostas ou não a partir de textos e espetáculos teatrais (linguagem, processo criativo e estética); e a produção audiovisual como material didático no ensino das artes cênicas.

  2. Conservando o efêmero: o registro por meio dos dispositivos audiovisuais de espetáculos cênicos e expressões culturais (memória, permanência e efemeridade), a experimentação e a produção de vídeos documentários, experimentais e/ou etnográficos;

Temas

São temas das pesquisas realizadas por este grupo a tradição, a memória, as (re)significações e construção de sentidos, a partir da oralidade e da imagem, como base para a compreensão dos processos de composição cênica e das expressões culturais em seus contextos sócio-históricos.

Objetivos

  • Compreender as possíveis relações, influências e intercâmbios realizados entre as linguagens teatral e cinematográfica;

  • Promover reflexões e pesquisa que aproximem os estudos sobre as expressões culturais e a linguagem teatral;

  • Entender as possibilidades de utilização dos meios audiovisuais na pesquisa das artes cênicas e das expressões culturais;

  • Construir um escopo teórico-metodológico sobre a utilização dos meios audiovisuais para o estudo das artes cênicas e processos criativos;

  • Dar apoio as pesquisas realizadas pelos orientandos no âmbito dos cursos de graduação em Artes Cênicas (PIBIC) e do Programa de Pós-Graduação em Arte Cênicas;

  • Produção de material didático para o ensino do teatro;

  • Estabelecer convênios e intercâmbios com grupos de pesquisas de instituições brasileiras e estrangeiras.

Está vinculado ao laboratório o Grupo de Pesquisa Imagens e(m) Cena do Diretório de Grupos do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3449484519037843.

Local: sala OE BSS-51, prédio Complexo das Artes da Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro.

LATA - Laboratório de Teatro de Formas Animadas

LATA - Laboratório de Teatro de Formas Animadas

LATA – Laboratório de Teatro de Formas Animadas – é um espaço referencial de formação pontual e continuada  na área do teatro de formas animadas, que abarca campos de conhecimento do teatro de bonecos, teatro de sombras, máscaras e animação em vídeo. No LATA são desenvolvidos projetos de encenação e montagem de espetáculos, pesquisas prático-teóricas e metodologias aplicadas a processos educacionais. PEAC/UnB. Coordenação: Izabela Brochado e Kaise Helena Teixeira (Prof. Voluntária).

LIIAA - Laboratório Interdisciplinar de Investigação e Ação Artística

Laboratório Interdisciplinar de Investigação e Ação Artística

O Laboratório Interdisciplinar de Investigação e Ação Artística foi criado em 2007 e desde então é coordenado pelo professor e diretor Dr. Fernando Villar. A maior parte das atividades do LIIAA se dão por seus dois braços artísticos, o CHIA, LIIAA! e o Chia Lia Jr.

O coletivo CHIA, LIIAA! é formado por atores bacharelados na UnB e convidados ou parceiras artísticas com outras formações. O grupo encena peças inéditas na língua portuguesa, que promovam tanto a visibilidade e discussão de questões contemporâneas abafadas, quanto a experimentação da linguagem cênica e performativa.
 
Em 2007, Laura, de Mariano Pensotti, teve diferentes temporadas na UnB e no Teatro SESC Garagem até 2009. Essa primeira montagem do CHIA, LIIAA! foi, seguida por Coração Partido (2009), de Caryl Churchill; Trajetória “X”(2010-2013)  e a peça curta Trajetória “PL” (2012-2014), de Fernando Villar; e a coprodução com equipe paulistana da estreia brasileira de Ivan e os Cachorros (2011-2014), de Hat Naylor. As últimas criações do CHIA, LIIAA! passaram por dezenas de cidades das cinco regiões do Brasil. Em agosto de 2015, o coletivo estreou Através de Ti, de Fernando Villar no Teatro Paulo Autran, SESC Taguatinga (DF).
 
O segundo braço artístico do LIIAA é o Chia Lia Jr., formado por bacharelandos e licenciandos do Departamento de Artes Cênicas da UnB. O Chia Lia Jr. também tem o objetivo de investigações práticas cênico-performativas, incluindo montagens de peças inéditas ou não do teatro brasileiro e mundial, privilegiando o teatro brasiliense. Em 2008 e 2009, o Chia Lia Jr. apresentou Mortes Certas (parte 1, 2 e 3) e em 2015 Sete crianças judias, de Caryl Churchill.

O LIIAA promove também eventos abertos à comunidade acadêmica, à classe artística e à cidade de Brasília e entorno, tais como debates, seminários, aulas públicas, palestras, oficinas, demonstrações técnicas, lançamentos e montagens de espetáculos e performances que comunguem os mesmos objetivos dos coletivos artísticos do LIIAA.

Laboratório de Performance e Teatro do Vazio (LPTV)

Laboratório de Performance e Teatro do Vazio (LPTV) é um coletivo artístico que pesquisa o teatro contemporâneo, a performance e sua relação com as outras áreas do conhecimento. PEAC/UnB. Coordenação: Simone Reis.

LTC - Laboratório Transdisciplinar de Cenografia

O Laboratório Transdisciplinar de Cenografia é um espaço que fomenta a multiplicidade de saberes, buscando na diversidade de linguagens e olhares a experiência constante da arte. No Laboratório de Cenografia entendemos a cenografia como uma atividade transdisciplinar1 que exige uma inteligência coletiva “esta soma de indivíduos, reunidos cooperativa e coletivamente” em torno da criação, planejamento e produção do espetáculo teatral ou não. Sabemos que esta coletividade deve refletir o novo artista/intelectual total, que deve ser alfabetizado em artes, ciências, tecnologia e comunicação para dar conta da complexidade da encenação teatral.

MOVER - Laboratório de Pesquisa e Criação Artística em Poéticas do Movimento

O projeto Mover é parte do Laboratório de Pesquisa e Criação Artística em Poéticas do Movimento. É um Projeto de Extensão de caráter cultural e educativo com foco em estudos e pesquisas no campo da linguagem do movimento. Tem por objetivo instigar a experimentação estética e a reflexâo crítica. Elaborado como atividade complementar prevista nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação do Dept de Artes Cênicas da UnB. Propõe atuação em três instâncias fundamentais: 1) O desenvolvimento de processos de criação artística envolvendo a participação de alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação em artes cênicas da universidade e artistas convidados; 2) Compartilhar em âmbito local o conhecimento teórico-artístico resultante das produções desenvolvidas a partir da articulação com escolas integrantes do sistema educacional do DF, oferecendo ensaios abertos durante o processo criativo, espetáculo gratuitos, e a realização de encontros didáticos nas escolas para apresentação de DVD comentado dos espetáculos criados; 3) Circulação de espetáculos e participação em Festivais e Mostras de Artes Cênicas com apresentação das obras artísticas geradas, promovendo a troca de experiências com outros centros de investigação e pesquisa, dentro e fora do âmbito acadêmico, inserindo o projeto no contexto da produção artistica-cultural nacional e internacional. PEAC/UnB. Coordenação: Márcia Duarte e Giselle Rodrigues.

NUTRA - Núcleo de Treinamento do Ator

O NUTRA – Núcleo de Treinamento do Ator – desenvolve treinamento de ator à luz de procedimentos de trabalhos corporais em busca de uma preparação pessoal do estudante/pesquisador para a atuação cênica com princípios teórico-práticos. O projeto se embasa na concepção de treinamento cotidiano do ator proposta por Stanislavski, Grotowski, Barba, Burnier. O NUTRA abriga, ainda, projetos de Iniciação Científica. Como desdobramento desta linha de pesquisa, alguns de seus integrantes, egressos da UnB, fundaram o Ponto de Cultura Galpão do Riso em Samambaia. PEAC/UnB. Coordenação: Rita de Almeida Castro.

PÉS?

O projeto PÉS? é um trabalho de teatro-dança que visa a criação expressiva e a sistematização de um trabalho corporal possível para pessoas com deficiência. Em seu repertório de atividades, o grupo tem cursos de teatro-dança para pessoas com deficiência, oficinas de capacitação para artistas e arte-educadores que queiram trabalhar com pessoas com deficiência, palestras de treinamento e aperfeiçoamento de equipe e pessoal, artigos e seu espetáculo Klepsydra, apresentando a busca de uma poesia corporal em cena. Através de seus pesquisadores em artes cênicas, artes visuais e música, o projeto multidisciplinar PÉS?, busca atender pessoas com quaisquer deficiências. Atualmente, o grupo de alunos-dançantes é composto por pessoas com paraplegia, paralisia cerebral, deficiência intelectual e síndrome de Kabuki.  O principal objetivo do projeto é provocação pela possibilidade da criação artístico-expressiva. PEAC/UnB. Coordenação: Fabiana Marroni e Rafael Tursi.

Programa Institucional de Iniciação a Docência do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília - PIBIDteatro

PIBIDteatro

Programa Institucional de Iniciação a Docência do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília é o PIBIDteatro. Foi instituído em agosto de 2012, e já teve como escolas parceiras: a Escola Parque 304Norte, o GAN e o Centro de Ensino Fundamental 02 do Cruzeiro. Atualmente, desenvolve suas atividades artístico-pedagógicas: no Centro de Ensino Médio Setor Leste, no Centro de Ensino Fundamental 01 do Núcleo Bandeirante e no Centro de Ensino Fundamental 214 Sul. O PIBIDteatro também atua em escolas da rede pública por meio de espetáculos teatrais. A produção acadêmica tem sido apresentada em congressos e publicações científicas. 

Teatro do Instante

Projeto de Pesquisa: Teatro do Instante
Docentes responsáveis: Alice Stefânia Curi e Rita de Cássia de Almeida Castro
Docente colaboradora: Giselle Rodrigues
Descrição: O coletivo de criação Teatro do Instante é uma linha de investigação laboratorial do Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo, ligado à Universidade de Brasília e ao CNPq, coordenado pelas professoras Alice Stefânia Curi e Rita de Almeida Castro. Criado em 2009, o grupo se caracteriza por proporcionar a seus integrantes oportunidades de formação continuada; por seus processos colaborativos e parcerias com diferentes artistas; pela investigação de poéticas imersivas e em espaços não convencionais; por buscar temas e abordagens relevantes ao sujeito histórico e sensível; pela investigação de “práticas de si” tanto como meios de autocuidado, quanto para acessar estados e afetos potencializadores do trabalho performativo em seus âmbitos de criação e de recepção; e pelo aprofundamento da pesquisa teórica e crítica acerca dos processos e experiências poéticas, o qual repercute em espaços de discussão, e escrita de artigos e livros. Ao longo dos últimos anos, os pesquisadores do coletivo criaram performances, espetáculos e filmes, além de publicarem diversos artigos e organizarem, produzirem e lançarem o livro “Poéticas do Corpo: instantes em cena”, pela Editora da UnB (2017). site: www.teatrodoinstante.com.br

Teatro de Mentira

Teatro de Mentira

O projeto desenvolve de modo experimental pesquisa em dramaturgia contemporânea, estabelecendo diálogos criativos entre formas tradicionais e populares de teatro relacionados ao gênero farsesco (máscara, mímica, clowns, commedia dell’arte, teatro de revista) e artefatos de nossa presente cultura visual (histórias em quadrinhos, novelas gráficas, vídeos para internet). O projeto também desenvolve metodologias de ensino e transmissão de técnicas teatrais via educação à distância. PEAC/UnB. Coordenação: Felícia Johanson.

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