Graduação








O ator tem a função básica de questionar a sociedade. Ele pode propor uma
flexibilização do olhar do sujeito sobre si e sobre a sua realidade
Sulian Veira
“É preciso se deixar surpreender sempre”. A frase tão repetida pelo saudoso ator e diretor teatral paranaense Ary Pára-raios, que adotou as ruas de Brasília como palco, talvez consiga traduzir um pouco do perfil do ator brasiliense. Sim, porque a produção teatral de Brasília não é, como muitos pensam, uma continuação da paulista e da carioca. Ela tem características muito peculiares e inovadoras, artistas completos e um público fiel.
Para ser ator não é necessário um diploma universitário. Mas então por que cursar a graduação em Artes Cênicas? Além de ser conhecido pela boa formação dos professores, é na universidade que o futuro ator vai poder repensar como melhor utilizar o espaço do teatro. A interação com outras ciências como a Psicologia, a Educação e as Ciências Sociais também dão ao estudante boas oportunidades de desenvolver pesquisas sobre a atuação desse tipo de profissional. “O espaço é importante para o aluno conhecer o que já foi feito e construir um discurso autônomo, sem repetições”, afirma Sulian.
Com a arte teatral como foco central, as três habilitações oferecidas no CEN/UnB – Licenciatura em Artes Cênicas, Licenciatura em Teatro e Bacharelado em Interpretação Teatral – englobam diversas linguagens, como circo, dança, mímica, teatro musical e performance. Ao longo dos quatro anos de curso, os alunos também estudam cenografia, indumentária, maquiagem e iluminação. Para cumprir os objetivos fundamentais da UnB em pesquisa, ensino e extensão, e oferecer uma formação mais alinhada ao cenário atual e aos objetivos artístico-pedagógicos, a estrutura curricular dos cursos integra seis eixos de conhecimento: Encenação e Direção; Interpretação; Movimento e Linguagem; Pedagogia Teatral; Teoria e Processos Criativos; Voz e Performance. Esses eixos são fundamentais, interdependentes e complementares. Assim, com o propósito de formar profissionais plenamente conscientes de seus papéis sociais, com grande domínio da linguagem teatral e do contexto artístico-cultural, nossos cursos de graduação propõem uma maior ênfase na integração entre prática e teoria, permitindo que os estudantes desenvolvam, ao final, uma maior criticidade em relação aos seus próprios fazeres.
Apesar de a maioria das disciplinas ter espaço para uma base conceitual e para o desenvolvimento de habilidades – outro grande diferencial de um curso universitário de Artes Cênicas –, a prática além da sala de aula é fundamental para a formação dos atores. Iniciativas do Departamento de Artes Cênicas, como o Cometa Cenas – mostra semestral de trabalhos de alunos e professores –; da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA), o projeto Tubo de Ensaio; ou dos próprios estudantes, como o grupo Mecenas – que financiam vários projetos experimentais – são boas oportunidades para quem quer começar a investir na carreira.