Licenciatura em Artes Cênicas (Noturno)






Os cursos de Licenciatura em Artes Cênicas (presencial diurno e noturno) e Licenciatura em Teatro (a distância), vêm responder à grande demanda de formação adequada de professores resultante da carência de oferta de cursos de graduação nesta área. Assim, este projeto apresenta-se como uma ação de grande relevância para o desenvolvimento sociocultural em níveis local, regional e federal.
Os cursos têm como orientação fundamental o seu inter-relacionamento e o envolvimento das lideranças culturais locais no processo de formação dos alunos, propondo assim, a dinamização dos processos culturais de cada região.
Ao ressaltar a relevância em basear o processo de formação dos professores no eixo epistemológico da cultura e das tecnologias contemporâneas, esperamos contribuir para a concretização de uma reconfiguração do cenário educacional, no qual as Artes Cênicas poderá desempenhar um papel primordial na articulação de projetos interdisciplinares fundamentados em propostas curriculares atuais.
Aquele que se forma em Licenciatura em Artes Cênicas terá como possibilidade profissional atuar como professor de Artes Cênicas em escolas da educação básica e no ensino não-formal, em projetos sócio-educativos e na área da saúde que utiliza recursos artísticos em contextos terapêuticos. O licenciado estará apto a elaborar projetos de pesquisa e de ensino, apresentar conferências e participar de seminários científicos, ministrar aulas e dirigir seminários, colaborar no planejamento e realização de atividades culturais, sociais e educacionais no que se refere às artes cênicas.
A Licenciatura aqui projetada, reconhecendo as Artes Cênicas como manifestação social, cultural, educacional e artística, propõe contribuir para uma formação ampla do ser humano, valorizando a criatividade, a interação, a cognição, a cooperação, a sensibilidade e a reflexão, para a constituição de uma sociedade formada por indivíduos norteados pela busca intermitente de fundamentos identitários da sensibilidade e da permanente busca da igualdade, com senso de cidadania, responsabilidade e cientes de seu papel social.
Tais princípios são baseados na diversidade de pensamentos e no diálogo, em que convivem as múltiplas narrativas étnicas, religiosas, de gênero, de políticas para a mulher, para a adolescência e para a infância, dentre outras, produzidas nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão. Visam, ainda, contemplar eixos de conhecimento como meio ambiente e culturas ameríndias e afro-brasileiras, em projetos e disciplinas, atendendo assim às demandas mais contemporâneas para a Educação.