147ª aPós Explorações – Preto em Movimento: relançamento de livro de Leno Sacramento (Bando de Teatro Olodum)

aPós Explorações – Encontros para a cena: Ciclo Permanente de Discussões do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília.

“Preto em Movimento: relançamento de livro de Leno Sacramento (Bando de Teatro Olodum)”

Dia 10/04/2025 | Quinta-feira | às 19h | na sala B1-51 | Departamento de Artes Cênicas

A presente ação é o relançamento do livro “Para, Desgraça! Uma quarta para nunca mais esquecer”, de Leno Sacramento. Ator renomado do cinema e teatro nacional, do Bando de Teatro Olodum (40 anos), dos títulos “Ó pai, ó 1 e 2”, “Besouro”, “1798 – Revolta dos Búzios”. A atividade integra ações da disciplina “Prática Docente em Questões Étnicas e de Gênero” e do projeto de extensão do CEN/UnB, “Laboratório de Crítica Teatral” (LACRÍ).

Leno Sacramento

é ator, diretor, produtor cultural e professor de teatro em Salvador, e através de uma linguagem acessível, divertida e direta, consegue envolver a todos ao abordar temas delicados para a comunidade negra. A experiência de 29 anos fazendo parte de um grupo de teatro negro com ações constantes e continuadas, o Bando de Teatro Olodum

Nelson Inocêncio

Professor do Departamento de Artes, vinculado ao Instituto de Artes da Universidade de Brasília – VIS/ IdA/ UnB. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da mesma instituição – Neab/ CEAM/UnB. Foi militante do Movimento Negro Unificado – MNU entre 1982 a 1996. Hoje integra o Comitê de Assessoramento Técnico-Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN.

Mediação: Glau Soares e Victor Hugo Leite (vhfro)

Glau Soares é uma artista preta, mestranda e licenciada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. É preparadora de elenco de teatro e audiovisual e formada em Produção Cultural pelo Instituto Federal de Brasília. Foi reconhecida com o Prêmio FAC Cultura Mulher (2023), uma premiação honorífica. Em 2017, recebeu o prêmio da Secretaria de Apoio à Cultura na categoria Audiovisual. Destaca-se em vários projetos relevantes para a cena artística.

Victor Hugo Leite (vhfro) é ator, produtor cultural e professor de arte na SEEDF. Doutorando no PPG-CEN pesquisa arte, relações étnico-raciais, educação, audiovisual e teatro. Membro da APAN (Associação dos Profissionais de Audiovisual Negro). Produz mostras, festivais de audiovisual e teatro. Recentemente, ganhou o prêmio FAC Brasília 60, na categoria teatro.

Organização: Glau Soares, Igor Passos Pires, Júlia Guimarães (LACRI-CEN-UnB), Victor Hugo Leite (vhfro).

Júlia Guimarães – Professora adjunta no Departamento de Artes Cênicas da UnB. Integra a plataforma de crítica teatral Horizonte da Cena (Brasil) e a Associação Internacional de Críticos de Teatro (AICT-Brasil). É coorganizadora do livro ibero-americano “O Teatro como experiência pública” (Ed. Hucitec, 2019) e do livro “Horizonte da Cena: uma década de crítica coletiva” (Ed. Letramento, 2024). Integrante-fundadora da linha de pesquisa Performatividades e Política, do grupo Cria – Artes e Transdisciplinaridade.

Igor Passos Pires – Professor substituto do departamento de artes cênicas da Universidade de Brasília. Doutorando em Artes Cênicas no PPGCEN/UnB, com pesquisa a respeito das pedagogias cênicas e branquitude.

Pular para o conteúdo