MOÇÃO DE REPÚDIO AOS ATAQUES VIOLENTOS DAS FORÇAS DE SEGURANÇA À MARCHA A RESPOSTA SOMOS NÓS, DO 21º ACAMPAMENTO TERRA LIVRE (ATL) 2025
O Departamento de Artes Cênicas (CEN) do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB) repudia veementemente os atos de violência cometidos pelo Departamento de Polícia Legislativa (DPOL) e pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) na tarde de quinta-feira, dia 10 de abril de 2025, durante a marcha indígena A Resposta Somos Nós, em Brasília, parte integrante da programação da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), e manifesta seu apoio e solidariedade ao encontro, a seus participantes e à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) que completa 20 anos de existência neste ano.
O ATL é a maior assembleia dos povos originários e organizações do movimento indígena do Brasil, e nesta edição reuniu mais de 7 mil indígenas de quase 300 povos diferentes.
Desde sua primeira realização em 2004 preza pela democracia, pelo direito à manifestação e pela reinvindicação do fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos indígenas.
Diversas atividades pedagógicas com participação de discentes e docentes deste departamento acontecem no contexto do encontro, que tem sido um importante espaço formativo para estudantes de graduação e pós-graduação em Artes Cênicas, em observância à lei 11.645/08, que preconiza o estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena no currículo oficial da rede de ensino.
O uso covarde, desmedido e desnecessário de substâncias químicas contra manifestantes que marchavam pacificamente em prol dos direitos indígenas resultou em várias pessoas feridas.
É inadmissível que um país democrático e que preza pela diversidade sociocultural seja conivente com práticas que propagam racismo e violência.
Reiteramos nosso irrestrito compromisso na luta contra o racismo estrutural que marca a sociedade brasileira e defendemos a participação nos mais diversos espaços de grupos historicamente excluídos, invisibilizados, marginalizados, silenciados e violentados ao longo da construção dessa nação.
Profª. Cyntia Carla Cunha Santos
Chefia do Departamento de Artes Cênicas (CEN)
Instituto de Artes (IdA)
Universidade de Brasília (UnB)