O Laboratório Interdisciplinar de Investigação e Ação Artística foi criado em 2007 e desde então é coordenado pelo professor e diretor Dr. Fernando Villar. A maior parte das atividades do LIIAA se dão por seus dois braços artísticos, o CHIA, LIIAA! e o Chia Lia Jr..
O coletivo CHIA, LIIAA! é formado por atores bacharelados na UnB e convidados ou parceiras artísticas com outras formações. O grupo encena peças inéditas na língua portuguesa, que promovam tanto a visibilidade e discussão de questões contemporâneas abafadas, quanto a experimentação da linguagem cênica e performativa.
Em 2007, Laura, de Mariano Pensotti, teve diferentes temporadas na UnB e no Teatro SESC Garagem até 2009. Essa primeira montagem do CHIA, LIIAA! foi, seguida por Coração Partido (2009), de Caryl Churchill; Trajetória “X”(2010-2013) e a peça curta Trajetória “PL” (2012-2014), de Fernando Villar; e a coprodução com equipe paulistana da estreia brasileira de Ivan e os Cachorros (2011-2014), de Hat Naylor. As últimas criações do CHIA, LIIAA! passaram por dezenas de cidades das cinco regiões do Brasil. Em agosto de 2015, o coletivo estreou Através de Ti, de Fernando Villar no Teatro Paulo Autran, SESC Taguatinga (DF).
O segundo braço artístico do LIIAA é o Chia Lia Jr., formado por bacharelandos e licenciandos do Departamento de Artes Cênicas da UnB. O Chia Lia Jr. também tem o objetivo de investigações práticas cênico-performativas, incluindo montagens de peças inéditas ou não do teatro brasileiro e mundial, privilegiando o teatro brasiliense. Em 2008 e 2009, o Chia Lia Jr. apresentou Mortes Certas (parte 1, 2 e 3) e em 2015 Sete crianças judias, de Caryl Churchill.
O LIIAA promove também eventos abertos à comunidade acadêmica, à classe artística e à cidade de Brasília e entorno, tais como debates, seminários, aulas públicas, palestras, oficinas, demonstrações técnicas, lançamentos e montagens de espetáculos e performances que comunguem os mesmos objetivos dos coletivos artísticos do LIIAA.