Oct 16 Written by
Published in aPós Explorações

68ª aPós Explorações com Ana Pais

(0 votes)

aPós Explorações - Encontros para a cena: Ciclo Permanente de Discussões do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília.

A função dos afectos na fabricação do tecido sensível do teatro.

Conversa com Ana Pais.

Dia 28 de outubro de 2020

das 16 às 18h.

Sala de Reunião do PPG-CEN no Microsoft Teams

Como se estabelece a relação entre entre cena e público na sua dimensão afectiva? Que elementos criam e condicionam essa relação? Que papel desempenha o espaço cénico, a arquitectura da sala ou a configuração sensorial? E como se processa essa relação? Que impacto tem no público e, inversamente, em quem está em cena? Como nomear e descrever essa dinâmica sensível e irrepetível? Que tipo de vocabulário poderá descrever a qualidade sentida da experiência teatral? Estas são algumas das questões abordadas no meu livro Ritmos Afectivos nas Artes Performativas, que apresentarei na palestra repensando a importância da consciência dos afectos colectivos no novo contexto pandémico em que vivemos.

Organização: Grupo de pesquisa Poéticas do Corpo

Coordenadoras: Alice Stefânia e Rita de Almeida Castro

Ana Pais é bolsista FCT de pós-doutoramento em artes performativas (Centro Estudos de Teatro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), dramaturgista e curadora. É autora do livro O Discurso da Cumplicidade. Dramaturgias Contemporâneas (Colibri 2004) e de Ritmos Afectivos nas Artes Performativas (Colibri 2018). Organizou ainda a antologia Performance na Esfera Pública (2017, Orfeu Negro) e a sua versão em inglês disponível online em www.performativa.pt. Foi crítica de teatro no Público e no Expresso. Como dramaturgista, colaborou com criadores de teatro e dança em Portugal e, como curadora, concebeu, coordenou e produziu vários eventos de curadoria discursiva, dos quais destaca o Projecto P! Performance na Esfera Pública (Lisboa, 10-14 Abril 2017) e Em Fluxo: sentimentos públicos e práticas de reconhecimento (Lisboa, 3-5 Abril 2019).

O vídeo contendo a gravação deste evento pode ser acessado no canal do YouTube do PPC-CEN: 68ª aPós Explorações.

2628 Last modified on Martes, 09 Febrero 2021