Nov 29 Written by
Published in aPós Explorações

94ª aPós Explorações com Tuanny Araújo

(0 votes)

aPós Explorações - Encontros para a cena: Ciclo Permanente de Discussões do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília.

Processos criativos com Tuanny Araújo – Grupo Embaraça – Coletivo de Teatro Negro de Brasília (DF)

Dia 09 de setembro de 2021, das 19:00 às 21:00.

Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Cometa Cenas CEN-UnB

Tuanny Araujo é artista cênica e literária. Atriz, escritora, dramaturga e diretora, é bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília – UnB e co-fundadora do Grupo Embaraça, coletivo de Teatro Negro de Brasília, em que atua, escreve e dirige os espetáculos há 9 anos. Como uma das idealizadoras e gestoras do grupo, coordena todas as fases de criação dos trabalhos. Como artista da palavra, terminou recentemente seu primeiro livro: “Uma preta lucidez – crônicas de pronomes únicos”, aguardando publicação.

O Grupo Embaraça surgiu em 2012, na Universidade de Brasília, quando atrizes negras se uniram para levar aos palcos dramaturgias que atravessavam a negritude. As fundadoras, Fernanda Jacob e Tuanny Araujo, atuam, escrevem, dirigem e coordenam todas as fases de criação dos trabalhos. Com processos criativos multifacetados, o grupo mergulha em histórias que por vezes partem de universos pessoais e que podem constituir memórias coletivas, para propor reflexões e fricções inscritas no espaço-tempo que partilham. O teatro é dessa forma o terreno que as artistas encontram para traduzir por meio de uma linguagem potente falas e silêncios provocados por investigações de experiências que por vezes são silenciadas e invisibilizadas.

Mediadora: Luana Lebazi