Oferta de Disciplinas Remotas para Aluno Especial PPG-CEN - 1º Período Letivo de 2021

Código da disciplina

Professor (a)

Disciplina

Curso

Turma

Dia

Horário

Vagas

308013

Érico José Souza de Oliveira

Manifestações expressivas e saberes em Artes Cênicas

M/D

A

2ª 

26/07 a 06/11

14h00 às 17h40

-

308064

Marcus Santos Mota e Pós-Doc Marcello Amalfi

Tópicos especiais em processos composicionais para a cena 1

M/D

A

26/07 a 06/11

14h00 às 17h40

-

As matrículas deverão ser realizadas entre os dias 13/07/2021 a 20/07/2021, até às 16h00, via inscrição online pelo sistema INSCPOS https://inscricaoposgraduacao.unb.br, conforme instruções do edital em anexo - disponível no site https://cen.unb.br/posgrad/editais-de-selecao

As aulas síncronas não ocuparão necessariamente todo horário divulgado, podendo ser flexibilizadas de acordo com o(a) docente, programa e dinâmica de cada disciplina.


Programa das Disciplinas

Disciplina: Manifestações expressivas e saberes em Artes Cênicas - Prof. Érico JosÉ

Ementa: Conteúdo designado a partir de pessoal docente disponível, do interesse dos alunos e da necessidade de reforço em determinado tema. Leituras, discussões e pesquisas relevantes para as principais tendências que relacionem cultura e saberes em Artes Cênicas. Temas variam em torno das teorias sociais e movimentos artísticos, processos criativos, manifestações expressivas tradicionais e contemporâneas, etnocenologia, estudos de performance, teatro de formas animadas.

Programa: Estudos, pesquisas e análises sobre Práticas Culturais Brasileiras e suas relações com as Artes Cênicas, através de exemplos de artistas nacionais e internacionais, de movimentos artísticos e culturais, da diversidade cultural brasileira, assim como reflexões sobre os trânsitos entre esses universos sempre em movimento. Discussões sobre os diálogos existentes nas noções de Decolonialidade no âmbito das Artes Cênicas, com enfoque nas produções acadêmicas sobre o tema.


Disciplina: Tópicos Especiais em Processos Composicionais para Cena - Prof. Marcus Mota Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tema: O SOM EM PERFOMANCE

Programa:
1- O caso Maxixe: Controle Estético-Social dos Sons em Performance
2- O Caso Damon de Atenas: Platão e a axiologia dos ritmos
3- O caso Hanslick vs Wagnerianos: o puramente musical
4- Adorno e Eisler: Por uma dramaturgia sonora
5- Som e mediação tecnológica: Kittler and Ihde

Nesta disciplina serão discutidos casos históricos e questões conceptuais relativos à compreensão de atividades criativas sonoramente orientanda. O ponto de partida será a polêmica em torno do maxixe e sua tumultuosa recepção entre o fim do século XIX e a primeira metade do século XX.  O caso Maxixe envolve um campo interartístico de atividades (música, dança, performance, cinema) que projeta diversas respostas normativas, as quais, em certa medida, retomam conceitos e análises efetivadas no contexto da dramaturgia ateniense e da axiologia platônica dos ritmos, motivada pelas pesquisas do musicólogo Dámon de Atenas.

Em seguida, os temas da axiologia platônica são contrapostos com proposta formalista de Eduard Hanslick, que, entre outra coisas, defende, contra o movimento wagneriano, uma abordagem da música a partir de seus elementos constitutivos, procurando limitar o alcance de abordagens que enfatizam o “extramusical”.

Para encerrar o curso, temos duas situações que dialogam entre si: o impacto da mediação tecnológica na produção e recepção de sons e imagens acarreta diversos questionamentos, como os pioneiros de Adorno e Eisler, que, a partir do cinema, revisam a longa tradição de se organizar eventos multissensoriais; e os de Kitter e Ihde que em pressupostos que exploram a interrelação entre técnicas científicas, filosofia e novos meios de expressão