Gilberto Icle

Gilberto Icle

Gilberto Icle possui graduação em Artes Cênicas (1992), mestrado em Educação (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor associado no Departamento de Ensino e Currículo e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É, também, professor permanente no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Foi criador e editor da Revista da Fundarte. Foi criador e coordenador dos cursos de graduação em Artes (teatro, dança, música, artes visuais) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS/Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE. Foi editor associado da Revista Educação & Realidade de 2008 a 2017 e é editor-chefe da Revista Brasileira de Estudos da Presença (www.seer.ufrgs.br/presenca). Tem experiência na área de Artes (Teatro e Dança), com ênfase em Pedagogia Teatral e Pedagogia do Ator, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, educação, trabalho do ator, pedagogia teatral, discurso, filosofia, performance, etnocenologia. Possui artigos e livros publicados sobre teatro e educação e produção artística como ator e diretor de teatro. É coordenador do GETEPE-Grupo de estudos em educação, teatro e performance (www.ufrgs.br/getepe), no qual dirige e atua a UTA-Usina do Trabalho do Ator, grupo de criação e investigação teatral. Foi coordenador do GT-Etnocenologia da ABRACE (2011-2013). Coordena a Rede Internacional de Estudos da Presença que congrega 14 grupos de pesquisa em 11 universidades de quatro países (Brasil, Argentina, Portugal e França). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS no mandato 2015-2017. Bolsista de Produtividade nível 1-D do CNPq. Realizou estágios de Pós-doutorado na Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis em 2010-2011 e na Université La Sorbonne Nouvelle Paris 3, em 2017-2018, ambos na França. É pesquisador associado na Maison des Sciences de L'Homme Paris Nord, na França.

Lattes


Gilberto Icle has a degree in Performing Arts (1992), a master's degree in Education (2000) and a PhD in Education from the Federal University of Rio Grande do Sul (2004). He is currently an associate professor in the Department of Education and Curriculum and a permanent professor in the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Rio Grande do Sul. He is also a permanent professor at the Postgraduate Program in Performing Arts at the University of Brasilia. He was creator and editor of Fundarte Journal. He was the creator and coordinator of the undergraduate courses in Arts (theatre, dance, music, visual arts) of the State University of Rio Grande do Sul-UERGS/Montenegro Municipal Arts Foundation-FUNDARTE. He was associate editor of the Education & Reality Journal from 2008 to 2017 and is editor-in-chief of the Brazilian Journal of Presence Studies (www.seer.ufrgs.br/presenca). Has experience in Arts (Theatre and Dance), focusing on Theatrical Pedagogy and Actor Pedagogy, acting on the following subjects: theatre, education, actor's work, theatrical pedagogy, discourse, philosophy, performance, ethnocenology. He has published articles and books on theatre and education and artistic production as an actor and theatre director. He is the coordinator of the GETEPE-Education, Theatre and Performance Study Group (www.ufrgs.br/getepe), where he directs and acts the UTA-Actor's Work Plant, a group of theatrical creation and investigation. He was coordinator of the ABRACE WG-Ethnocenology (2011-2013). Coordinates the International Presence Studies Network, which brings together 14 research groups in 11 universities in four countries (Brazil, Argentina, Portugal and France). He was coordinator of the Postgraduate Program in Education at UFRGS in the 2015-2017 term. CNPq Level 1-D Productivity Scholarship. Executed postdoctoral internships at Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis in 2010-2011 and at Université La Sorbonne Nouvelle Paris 3 in 2017-2018, both in France. He is an associate researcher at the Maison des Sciences de L'Homme Paris Nord, France.


Gilberto Icle posee graduación en Artes Escénicas (1992), maestría en Educación (2000) y doctorado en Educación por la Universidad Federal de Río Grande del Sur (2004). Actualmente es Profesor Asociado en el Departamento de Enseñanza y Currículo y profesor permanente en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Río Grande del Sur. También es profesor permanente en el Programa de Posgrado en Artes Escénicas de la Universidad de Brasilia. Fue creador y editor de la Revista de Fundarte. Fue creador y coordinador de los cursos de graduación en Artes (teatro, danza, música, artes visuales) de la Universidad Estatal de Río Grande do Sur-UERGS/Fundación Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE. Fue editor asociado de la "Revista Educação & Realidade" de 2008 a 2017 y es editor jefe de la "Revista Brasileira de Estudos da Presença" (www.seer.ufrgs.br/presenca). Tiene experiencia en el área de Artes (Teatro y danza), con énfasis en Pedagogía Teatral y Pedagogía del Actor, actuando principalmente en los siguientes temas: teatro, educación, trabajo del actor, pedagogía teatral, discurso, filosofía, performance, etnocenología. Tiene artículos y libros publicados sobre teatro y educación y producción artística como actor y director de teatro. Es coordinador del GETEPE-Grupo de estudios en educación, teatro y performance (www.ufrgs.br/getepe), en el que dirige y actúa la UTA-Fabrica del Trabajo del Actor, grupo de creación e investigación teatral. Fue coordinador del GT-Etnocenología de ABRACE (2011-2013). Coordina la Red Internacional de Estudios de la Presencia que congrega 14 grupos de investigación en 11 universidades de cuatro países (Brasil, Argentina, Portugal y Francia). Fue coordinador del Programa de Posgrado en Educación de la UFRGS en el mandato 2015-2017. Becario de Productividad Nivel 1-D del CNPq. Realizó pasantías postdoctorales en la Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis en 2010-2011 y en la Université La Sorbonne Nouvelle Paris 3, en 2017-2018, ambas en Francia. Es investigador asociado en la Maison des Sciences de L'Homme Paris Nord, Francia.