Professora aposentada da Universidade de Brasília e atualmente pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Possui graduação em Artes Cênicas (1982) e mestrado em História (2001), ambos pela Universidade de Brasília; Doutorado em Drama Studies pelo Trinity College - University of Dublin (2006); e Estágio Sênior na Universidade de Évora (2017), realizado com bolsa da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coordenou o processo de registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como Patrimônio Imaterial e Cultural do Brasil junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ? IPHAN ? Ministério da Cultura (2008-2014). Coordena o Laboratório de Teatro de Formas Animadas - LATA, grupo de pesquisa e extensão do Departamento de Artes Cênicas, UnB, criado em 2001 e integra o Grupo de pesquisa Poéticas Cênicas: visuais e performativas, sediado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e com registro no do CNPQ. É membro da Comissão de Pesquisa da Unima - Union Internationale de la Marionnette, entidade que reúne pesquisadores, artistas e professores do campo do tetro de formas animadas de todos os continentes. (2016-) É diretora e atriz-bonequeira, tendo montado vários espetáculos com a linguagem do teatro de formas animadas (bonecos e sombras) e atualmente faz parte da Companhia Trapusteros Teatro (Brasil-Espanha).
Profesora jubilada de la Universidad de Brasilia y actualmente investigadora colaboradora del Programa de Posgrado en Artes Escénicas de la Universidad de Brasilia. Posee graduación en Artes Escénicas (1982) y Maestría en Historia (2001), ambos por la Universidad de Brasilia; Doctorado en Drama Studies por el Trinity College - University of Dublin (2006); y Pasantía Senior en la Universidad de Évora (2017), realizadas con beca de la CAPES - Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior. Coordinó el proceso de registro del Teatro de Muñecos Popular del Nordeste como Patrimonio Inmaterial y Cultural de Brasil junto al Instituto del Patrimonio Histórico y Artístico Nacional (IPHAN) Ministerio de Cultura (2008-2014). Coordina el Laboratorio de Teatro de Formas Animadas - LATA, grupo de investigación y extensión del Departamento de Artes Escénicas, UnB, creado en 2001 e integra el Grupo de investigación Poéticas Escénicas: visuales e performativas, con sede en la Universidad Estatal Paulista Júlio de Mesquita Filho y con registro en el do CNPQ. Es miembro de la Comisión de Investigación de la Unima - Union Internationale de la Marionnette, entidad que reúne investigadores, artistas y profesores del campo del teatro de formas animadas de todos los continentes. (2016 -) Es directora y actriz-muñequera, habiendo montado varios espectáculos con el lenguaje del teatro de formas animadas (muñecos y sombras) y actualmente forma parte de la Compañía Trapusteros Teatro (Brasil-España).
Retired professor at the University of Brasilia and currently a collaborating researcher at the Postgraduate Program in Performing Arts at the University of Brasilia. She holds a degree in Performing Arts (1982) and a master's degree in History (2001), both from the University of Brasilia; PhD in Drama Studies from Trinity College - University of Dublin (2006); and a Senior Internship at the University of Évora (2017), conducted with a grant from CAPES - Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. Coordinated the registration process of the Popular Northeast Puppet Theater as Intangible and Cultural Heritage of Brazil with the National Historic and Artistic Heritage Institute (IPHAN) Ministry of Culture (2008-2014). Coordinates the Theater of Animated Forms Laboratory - LATA, Research and Extension group of the Department of Performing Arts, UnB, created in 2001 and integrates the research group Scenic Poetics: visual and performative, based at the São Paulo State University Júlio de Mesquita Filho and registered at CNPQ. She is a member of the Research Committee of Unima - Union Internationale de la Marionnette, an entity that brings together researchers, artists and professors in the field of theater of animated forms from all continents. (2016-) She is a director and puppeteer, having staged several shows with the language of the theater of animated forms (puppets and shadows) and is currently part of the Trapusteros Teatro Company (Brazil-Spain).
Produções:
Só posso passar à frente o que me afeta, o que conheço. Revista MÓIN-MÓIN (UDESC). Formação no Teatro de Animação contemporâneo: encenação e processos de criação - 2019.
MULHERES & O MAMULENGO – um estudo de caso em Glória do Goitá. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas - 2018.
Processes of transmission of traditions: fields of tension between rigors and ruptures. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas - 2018.
Processos de transmissão de tradições: campos de tensão entre rigores e rupturas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas - 2018.
Northeastern Popular Puppet Theater - Mamulengo, Babau, João Redondo and Cassimiro Coco: an intangible Brazilian heritage. Revista MÓIN-MÓIN (UDESC). Teatro de Bonecos: patrimônio cultural imaterial - 2016.
O Processo do Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste do Brasil como Patrimônio Cultural do Brasil. Revista MÓIN-MÓIN (UDESC). Teatro de Bonecos: patrimônio cultural imaterial - 2016.
Teatro de bonecos popular do nordeste: história e histórias. Revista MÓIN-MÓIN (UDESC). Memórias do Teatro de Bonecos Brasileiro - 2015.
Aspectos dramatúrgicos do Teatro de Bonecos Popular. Revista MÓIN-MÓIN (UDESC). - Dramaturgias no Teatro de Formas Animadas - 2011.
Palavra, som e música no Mamulengo Riso do Povo: organização sonora de um espetáculo popular de teatro de bonecos. REVISTA VIS (UNB) 2010.
A participação do público no Mamulengo pernambucano. Revista MÓIN-MÓIN (UDESC). Teatro de Bonecos Popular Brasileiro - 2007.
O Mamulengo e as Tradições Africanas de Bonecos . Revista MÓIN-MÓIN (UDESC). Tradição e Modernidades no Teatro de Formas Animadas - 2006.
Een Keurslijf Van Losbandigheid: de uitbeelding van het vrouwelijke. Mamulengo Popellum - tijdschrift over volkspoppentheter wereldwijd (2004).
Representações Femininas no Teatro de Mamulengo. Adágio: Revista do Centro Dramático de Évora (2001).