Rafael Litvin Villas Bôas

Rafael Litvin Villas Bôas

Professor da Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade UnB Planaltina, do Mestrado Profissional em Artes (Profartes pólo UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN). Coordena o grupo de pesquisa Terra em Cena: teatro, audiovisual e educação do campo. É vice-líder do grupo de pesquisa Modos de Produção e Antagonismos Sociais. Membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe (Unesp). Integra a coordenação da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal. Pesquisa as conexões da vida social com as linguagens teatral, audiovisual e literária, por meio da articulação dialética entre forma estética e processo social e pelo viés das formas hegemônicas e contra-hegemônicas de representação da realidade. Na área de Ciências Sociais trabalha com a dinâmica sócio-histórica dos conflitos estruturais brasileiros à luz dos interpretes da formação nacional. Graduado em Jornalismo (2001), mestre em Comunicação Social (2004), e doutor em Literatura Brasileira (2009) pela Universidade de Brasília. Pós-doutor pelo PPG em Artes Cênicas da USP.

Lattes

Blog do grupo Terra em Cena


Professor at Rural Education Degree at the UnB Planaltina Faculty, at Professional Master’s Degree in Arts (Profartes UnB pole) and at Postgraduate Program in Performing Arts (PPG-CEN). Coordinates the research group “Terra em Cena” (Earth on Scene): theatre, audiovisual and rural education. He is vice-leader of the research groups “Modos de Produção” (Modes of Production) and “Antagonismos Sociais” (Social Antagonisms). Collaborating member of the Postgraduate Program in Territorial Development in Latin America and the Caribbean (Unesp). Integrates the coordination of the School of Political Theater and Popular Video of the Federal District. Researches the connections of social life with theatrical, audiovisual and literary languages, through the dialectical articulation between aesthetic form and social process and through the bias of hegemonic and counter-hegemonic forms of representing reality. In the area of Social Sciences, he works with the socio-historical dynamics of Brazilian structural conflicts in the light of the interpreters of national education. Graduated in Journalism (2001), Master in Social Communication (2004), and Doctor (PhD) in Brazilian Literature (2009) from the University of Brasilia. Post-doctorate from PPG in Performing Arts at USP.


Profesor de la Licenciatura en Educación del Campo de la Facultad UnB Planaltina, del Máster Profesional en Artes (Profartes polo UnB) y del Programa de Posgrado en Artes Escénicas (PPG-CEN). Coordina el grupo de investigación Tierra en Escena: teatro, audiovisual y educación del campo. Es vice-líder del grupo de investigación Modos de Producción y Antagonismos Sociales. Miembro colaborador del Programa de Posgrado en Desarrollo Territorial de América Latina y el Caribe (Unesp). Integra la coordinación de la Escuela de Teatro Político y Video Popular del Distrito Federal. Investiga las conexiones de la vida social con los lenguajes teatral, audiovisual y literaria, por medio de la articulación dialéctica entre forma estética y proceso social y por el sesgo de las formas hegemónicas y contrahegemónicas de representación de la realidad. En el área de Ciencias Sociales trabaja con la dinámica socio-histórica de los conflictos estructurales brasileños a la luz de los intérpretes de la formación nacional. Graduado en Periodismo (2001), Máster en Comunicación Social (2004), y doctor en Literatura Brasileña (2009) por la Universidad de Brasilia. Postdoc por PPG en Artes Escénicas de la USP.


Publicações/Publications:

Revista Urdimento (UDESC), 2020

Trabalho teatral latino-americano: pedagogias dissonantes em dois tempos históricos

 

Revista Sala Preta (ECA/USP), 2019

CPC e MST: formas e dinâmicas do teatro político brasileiro em dois tempos históricos

 

Revista Estudos da Presença (UFRGS), 2019:

Quando camponeses entram em cena: trabalho teatral do MST e a interface com a linguagem audiovisual

 

Revista Conhecer: debate entre o público e o privado (UEC), 2019:

Formação estética e organização social

 

Revista Brasileira da Educação do Campo, 2019:

A atuação em Tempo Comunidade da Licenciatura em Educação do Campo (UnB) no sítio histórico do território Kalunga: avanços, limites e desafios.

 

Blog Marxismo 21, 2020:

De escombros a alicerces: liames entre o passado e o presente do neofascismo bolsonarista

 

Revista Com Censo: estudos educacionais do Distrito Federal, v. 6, p. 20-30, 2019:

A Práxis na Escola Parque da Natureza de Brazlândia: utopias, trajetórias e impermanências.

 

Urdimento (UDESC), v. 1, p. 36-47, 2019:

A Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do Distrito Federal: formação pela práxis.

 

PERSEU: História, Memória e Política, v. 16, p. 59-80, 2018:

Indústria cultural: a antessala do fascismo brasileiro.

 

Revista de Politica Públicas da UFMA, v. 1, p. 187-213, 2018:

Cultura e política na formação dos trabalhadores brasileiros diante das formações socioeconômicas culturais e comunicacionais.

 

HUMANIDADES (BRASÍLIA), v. 1, p. 5-15, 2018 - periódico impresso:

Universidade pública e movimentos populares: elos interrompidos e dimensões da resistência.

 

ARTE CONTEXTO, v. 4, p. 01-02, 2017:

Terra em Cena e na Tela.

 

Revista Nupeart, v. 1, p. 33-48, 2016:

Linguagens artísticas e formação política: uma proposta metodológica em construção pela Escola Nacional Florestan Fernandes - Centro-Oeste.

 

CERRADOS, v. 1, p. 21-25, 2015:

Homenagem especial ao professor Hermenegildo Bastos.

 

Terceira Margem, v. 30, p. 197-226, 2014:

Desafios do teatro político contemporâneo.

 

Revista de Estudos Brasileiros, nº 57, 2013:

MST conta Boal do diálogo das Ligas Camponesas com o Teatro de Arena à parceria do Teatro do Oprimido com o MST