Professora Associada no Departamento de Artes Cênicas da UnB, é contadora de histórias, antropóloga e orienta no mestrado e no doutorado do PPG-CEN e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais, da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Artes Cênicas – Bacharelado em Interpretação Teatral, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou doutorado sanduíche na área de antropologia visual na École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris (2002-2003). Apaixonada por ouvir histórias, há mais de 20 anos desenvolve pesquisas sobre performances narrativas em diferentes contextos socioculturais. Dirigiu diversos documentários, filmes etnográficos e experimentais, entre eles “Palavras sem Fronteira”, contemplado com o ETNODOC 2010. Entre 2014 e 2015 realizou pós-doutorado na Université Paris Ouest - Nanterre, em Paris, compartilhando a produção de narrativas orais, escritas e audiovisuais com crianças imigrantes. É autora dos livros “Gesto, Palavra e Memória – performances de contadores de causos” (Editora da UFSC, 2011), “Crianças Contadoras de Histórias” (Editora da UnB, 2020 – no prelo) e organizadora das coletâneas “Donos da Palavra: autoria, performance e experiência em narrativas orais na América do Sul” (Editora da UFSM, 2007) e “O Teatro e suas Pedagogias: práticas e reflexões” (Editora da UnB, 2016). Tem publicado artigos em revistas científicas das áreas de Artes Cênicas, Educação, Antropologia, Literatura, entre outras. Desde 2016 coordena o Projeto de Pesquisa e Extensão “Crianças Protagonistas: artes cênicas e diversidade cultural na escola”, subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). É bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq e mãe de duas meninas.
Associate Professor at the Department of Performing Arts - Universidade de Brasília, she is a storyteller, anthropologist and conducts researches on the master's and doctorate degrees at PPG-CEN - UnB and at the Interdisciplinary Graduate Program in Cultural Performances - Universidade Federal de Goiás. Graduated in Performing Arts - Bachelor in Acting, by the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), master's (2000) and doctorate (2004) in Social Anthropology by the Universidade Federal de Santa Catarina. She completed a sandwich doctorate in the field of visual anthropology at the École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris (2002-2003). Passionate about listening storytellings, she has been developing research on narrative performances in different socio-cultural contexts for over 20 years. She directed several documentaries, ethnographic and experimental films, among them “Palavras sem Fronteira”, awarded with ETNODOC 2010. Between 2014 and 2015 she did a post-doctorate at Université Paris Ouest - Nanterre, in Paris, sharing the production of oral, written and audiovisual narratives with immigrant children. She is the author of the books “Gesture, Word and Memory - performances by storytellers” (Published by Editora da UFSC, 2011), “Children Storytellers” (Published by Editora da UnB, 2020 - in press) and organizer of the collections “Owners of the Word: authorship, performance and experience in oral narratives in South America” (Published by Editora da UFSM, 2007) and “The Theatre and its Pedagogies: practices and reflections” (Published by Editora da UnB, 2016). She has published articles in scientific journals in the areas of Performing Arts, Education, Anthropology, Literature, among others. Since 2016, she coordinates the Research and Extension Project “Children Protagonists: performing arts and cultural diversity at school”, subsidized by the Foundation for Research Support of the Federal District (FAP-DF). She is a CNPq research productivity fellow and mother of two girls.
Profesora Asociada en el Departamento de Artes Escénicas de la UnB, es contadora de historias, antropóloga y orienta en el Máster y en el Doctorado del PPG-CEN y del Programa de Posgrado Interdisciplinario en Performances Culturales, de la Universidad Federal de Goiás. Posee graduación en Artes Escénicas - Bachillerato en Interpretación Teatral, por la Universidad Federal de Rio Grande del Sur (1996), Maestría (2000) y Doctorado (2004) en Antropología Social por la Universidad Federal de Santa Catarina. Realizó un doctorado sándwich en el área de Antropología visual en la École des Hautes Études en Sciences Sociales - París (2002-2003). Apasionada por escuchar historias, desde hace más de 20 años desarrolla investigaciones sobre performances narrativas en diferentes contextos socioculturales. Dirigió diversos documentales, películas etnográficas y experimentales, entre ellos "Palabras Sin Frontera", contemplado con el ETNODOC 2010. Entre 2014 y 2015 realizó un postdoctorado en la Université Paris Ouest - Nanterre, en París, compartiendo la producción de narrativas orales, escritas y audiovisuales con niños inmigrantes. Es autora de los libros "Gesto, Palabra y Memoria - performances de cuentistas" (Editora de la UFSC, 2011), "Niños Contadores de Historias" (Editora de la UnB, 2020 – en prensa) y organizadora de las colecciones "Dueños de la Palabra: autoría, performance y experiencia en narrativas orales en América del Sur "(Editora de la UFSM, 2007) y "El Teatro y sus Pedagogías: prácticas y reflexiones " (Editora de la UnB, 2016). Ha publicado artículos en revistas científicas de las áreas de Artes Escénicas, Educación, Antropología, Literatura, entre otras. Desde 2016 coordina el Proyecto de Investigación y Extensión "Niños Protagonistas: artes escénicas y diversidad cultural en la escuela", subvencionado por la Fundación de Amparo a la Investigación del Distrito Federal (FAP-DF). Es becaria de Productividad en investigación del CNPq y madre de dos niñas.
Publicações/Publications:
Os artigos encontram-se disponíveis em https://independent.academia.edu/LucianaHartmann e através dos links abaixo:
HARTMANN, LUCIANA; SOUZA, J. R.; CASTRO, A. C. S. Luta pela terra, performance e protagonismo infantil no I Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha (Brasília – 2018). REVISTA TOMO, v. 37, p. 253-287, 2020.
HARTMANN, LUCIANA; ARAÚJO, H.; A produção do olhar sobre infância e protagonismo infantil na formação de professores de Artes Cênicas. REVISTA DA FUNDARTE, v. 20, p. 1-24, 2020.
HARTMANN, L.; LANGDON, E. J. . Tem um corpo nessa alma: encruzilhadas da antropologia da performance no Brasil. BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 91, p. 1-31, 2020.
HARTMANN, LUCIANA; SILVA, S. T. Pequenas resistências: contação de histórias, performance e protagonismo infantil na escola. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 19-35, 2019.
HARTMANN, L.; CARVALHO, J. J. ; SILVA, R. de L. ; ABREU, J. Tradição e tradução de saberes performáticos nas universidades brasileiras. REPERTÓRIO: TEATRO & DANÇA (ONLINE), v. 22, p. 8-30, 2019.
HARTMANN, LUCIANA. Vozes em diáspora: como crianças imigrantes contam suas histórias. Museo de Antropologia. Revista, v. 11, p. 83-90, 2018.
HARTMANN, LUCIANA. Onça, veado, Maria: literatura infantil e performance em uma pesquisa sobre diversidade cultural em sala de aula. EDUCAR EM REVISTA, v. 34, p. 71-86, 2018.
HARTMANN, LUCIANA; EDUARDO GASPERINI, LUÍS . A CRIANÇA PROTAGONISTA: propostas de transformação do espaço-tempo escolar em uma escola de Educação Infantil. RASCUNHOS - CAMINHOS DA PESQUISA EM ARTES CÊNICAS, v. 5, p. 150-168, 2018.
HARTMANN, LUCIANA. Eles brincam de guerra mundial: protagonismo infantil em narrativas de crianças imigrantes. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), v. 23, p. 923-943, 2018.
FERREIRA, TAÍS ; HARTMANN, LUCIANA ; MACHADO, MARINA MARCONDES . Entre Escola e Universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada. Revista Brasileira de Estudos da Presença [Eperiodico], v. 7, p. 45-70, 2017.
HARTMANN, L.. DESAFIOS DA DIVERSIDADE EM SALA DE AULA: UM ESTUDO SOBRE PERFORMANCES NARRATIVAS DE CRIANCAS IMIGRANTES. CADERNOS CEDES (IMPRESSO), v. 37, p. 45-64, 2017.
HARTMANN, L.. Crianças contadoras de histórias: narrativa e performance em aulas de teatro. Revista VIS (UnB), v. 13, p. 230-248, 2015.
HARTMANN, L. Equilibristas, viajantes, princesas e poetas: performances orais e escritas de crianças narradoras. Boitatá, v. 20, p. 48-67, 2015.
HARTMANN, L.; ABREU, J. A pessoa olhando aprende primeiro do que fazendo: ética e técnica na transmissão de performances tradicionais. Revista Trapiche - Educação e Artes, v. 2, p. 1-14, 2015.
HARTMANN, L.. A Arte e a Ciência de Contar Histórias: como a noção de performance pode provocar diálogos entre a pesquisa e a prática. Moringa - Artes do Espetáculo (UFPB), v. 5, p. 33-48, 2014.
HARTMANN, L.. Interfaces entre a Pedagogia do Teatro e os Estudos da Performance. Educação (Santa Maria. Online), v. 39, p. 515-528, 2014.
HARTMANN, L.. Just because they're lies doesn´t mean they´re not true: Learning and transmission of lies among storytellers. Compaso - Journal of Comparative Research in Anthropology and Sociology, v. 5, p. 73-87, 2014.
HARTMANN, LUCIANA. "Me curei e hoje tô aqui sentadita contando a história." Narrativa, performance e constituição da pessoa na fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 29, p. 767-789, 2014.
HARTMANN, L.; Castro, R. A . Saberes que se Encontram: reflexões sobre uma experiência de troca com Mestre Biu Alexandre. Revista Digital do LAV, v. VI, p. artigo eletrôni, 2013.
HARTMANN, L.. Medo e encantamento em narrativas orais contadas por crianças. Revista Cerrados (Brasília. Online), v. 22, p. 49-69, 2013.
HARTMANN, L.. Linguagem Audiovisual, Teatro e Educação: usos da imagem dentro e fora da sala de aula. Teatro: criação e construção de conhecimento, v. 1, p. 90-100, 2013.
HARTMANN, L.. “Não sendo mentira, são sempre verdade”: aprendizagem e transmissão da mentira entre contadores de causos. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 13, p. 139-162, 2012.
ZEA, E. M. S. ; HARTMANN, L. ; HEAD, S. ; CARDOSO, V. Z. . Articulações em Performance. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 13, p. 9-20, 2012.
HARTMANN, L.. Performances culturais: expressões de identidade nas festas da fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. ETNOGRÁFICA (LISBOA, v. 15, p. 233-259, 2011.
HARTMANN, L.. "Sou da fronteira": narrativas orais e dinâmicas identitárias entre Argentina, Brasil e Uruguai. Anuário Antropológico, v. I, p. 187-213, 2011.
HARTMANN, L.. Do Campo à “Campanha” - Gênero, Performance e Narrativas Orais na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. ESTUDOS FEMINISTAS, v. 18, p. 81-100, 2010.
HARTMANN, L.. Corpos que contam histórias: performance e identidade de “contadores de causos”. O Teatro Transcende, v. 15, p. 16-25, 2009.
HARTMANN, L.. A Memória na Pele: performances narrativas de contadores de “causos”. Ilha - Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 9, p. 215-245, 2009.
HARTMANN, L.. Contando histórias com imagens. Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, v. 06, p. 06, 2009.
HARTMANN, L.; LUDWIG, P. F. Entre vilões e mocinhas: em busca de uma pedagogia do teatro melodramático. Revista da Fundarte, v. 17, p. 23, 2009.
HARTMANN, L.. Comunidade narrativa de fronteira: a dinâmica da oralidade entre contadores e ouvintes na Região Pampeana. Sociedade e Cultura , v. 11, p. 61-69, 2008.
HARTMANN, L.. Performance e experiência nas narrativas orais da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. HORIZONTES ANTROPOLÓGICOS (UFRGS. IMPRESSO), Porto Alegre - RS, v. 11, n.24, p. 125-153, 2005.
HARTMANN, L.. Revelando Histórias: os usos do audiovisual na pesquisa com narradores da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Campos (UFPR), Curitiba - PR, v. 5, n.2, p. 65-86, 2004.
HARTMANN, L.. Resenha do livro Anthropologie et Cinema, de Marc-Henri Piault. Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis), Florianópolis - SC, v. 4, n.1, p. 143-146, 2003.
HARTMANN, L.. Oralidade, Corpo e Memória entre Contadores de Causos Gaúchos. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre - RS, v. 12, p. 267-277, 1999.