Marcus Mota

Marcus Mota

Marcus Mota possui Mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília (1992), Doutorado em História pela mesma universidade (2002), e Mestrado em Arranjo e Orquestração pela Berklee (2015). Realizou estágio sênior (pós-doutorado) na Universidade de Lisboa, com bolsa Capes entre 2014 e 2015. Atualmente é Professor Associado da Universidade de Brasília, onde dirige o LADI (Laboratório de Dramaturgia e Imaginação Dramática) desde 1998.Foi Vice-Chefe do Instituto de Artes no quadriênio 2014-2018. Foi membro do Conselho Editorial da Editora UnB entre 2013 e 2016. Ministra aulas no Departamento de Artes Cênicas, no Programa de Pós-Graduação em Arte, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, e no Programa de Pós-Graduação em Metafísica, todos da Universidade de Brasília. Foi Chefe do Departamento de Artes Cênicas desta instituição entre 2003-2005, e em 2019. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: dramaturgia, dramaturgia musical, ópera, Estudos Clássicos e Teatros Grego e Moderno. Elaborou roteiro e canções para os musicais Saul (2006),Caliban(2007), David (2012), Sete (2013), Salomôncias (2017). Compôs as seguintes suítes orquestrais: Heliodoriana (2015), Esplanada (2016), Kandinskyanas (2019). Desde 2007 dedica-se a elaborar e aplicar materiais didáticos para Universidade Aberta do Brasil (UAB-UnB), no curso de licenciatura semipresencial. Além disso, desenvolve intensa atividade de direção de espetáculos musicais e não musicais, de elaboração de textos teatrais, canções e libretos para obras dramático-musicais, textos narrativos e poemas. Integra o Programa de Pós-graduação em Artes, na UnB, orientando pesquisas de mestrado e doutorado, e o NEC (Núcleo de Estudos Clássicos) na UnB. É líder do Grupo de Pesquisa Mousiké, cadastrado no CNPq desde 2004, ocupando-se de pesquisa sobre a textualidade audiovisual presente em autores da Antiguidade Clássica, como Homero, Heráclito, Ésquilo e Platão, pesquisa que se desdobra na proposição de audiocenas, ou espetáculos dramático-musicais como David (2012) e Sete Contra Tebas(2013). Participa ainda do grupo interdisciplinar e interinstitucional Máskara de pesquisas sobre Performances Culturais.Foi o secretário empossado da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos para o biênio 2011-2013. Publicou, entre outros títulos: A dramaturgia musical de Ésquilo (Editora UnB, 2008); Nos Passos de Homero (Annablume, 2013), Imaginação e morte. Ensaios sobre a representação da finitude(Editora UnB, 2014), Dramaturgia: Conceitos, Exercícios e Análises (Editora UnB, 2017), Metafísica, Escrita e Música: Ensaios sobre os fragmentos de Heráclito (Movimento Internacional Lusófono, 2018), e Cenologias: Estudos s sobre teoria e história do teatro, música e cinema (Movimento Internacional Lusófono, 2018) . Publicou ainda ficção em prosa, como nos livros Um homem Só (Chiado Editora, 2014) e Três Histórias Estranhas (Giostri Editora ,2016). Organizou e fez a curadoria de eventos nacionais e internacionais como: A experiência da cena (CCBB-Brasília), em 2006; o I Seminário Internacional de Teoria Teatral/Tour H-T. Lehmann no Brasil, em 2010; o II Seminário Internacional de Teoria Teatral (SBEC/UnB) em 2013; o I Festival Internacional de Teatro Antigo (SBEC/UnB),2013; e o I Seminário Internacional de Artes Integradas (Secretaria de Cultura de Goiânia/UFG/UnB,IFB) em 2013, e o Seminário Internacional Eudoro de Sousa, em 2019. Integra o projeto de pesquisa The Classical Tradition In Portuguese, Lusophone and European Literatures and Cultures, coordenado pela Profa. Marília Futre Pinheiro na Universidade de Lisboa. Foi vice-coordenador do GT Teorias do Espetáculo e da Recepção na ABRACE, no biênio 2014-2016. É editor-chefe da revista Dramaturgias. Revista do Laboratório de Dramaturgia da UnB, desde 2016.

Lattes


Marcus Mota holds a master's degree in Theory of Literature from the University of Brasilia (1992) and a doctorate in history from the same university (2002). He is currently Associate Professor at the University of Brasilia, where he directs the LADI (Dramatic Imagination and Dramaturgy Laboratory) - which he has directed since 1996 -, Deputy Chief of the Arts Institute for the 2014-2018 quadrennium, and Member of the Editorial Board of the Publisher UnB. He teaches at the Performing Arts Department, at the Postgraduate Program in Art and at the Postgraduate Program in Performing Arts, all from the University of Brasilia. He was Head of the Performing Arts Department of this institution from 2003-2005. Has experience in the area of Art, focusing on Dramaturgy, acting on the following subjects: Dramaturgy, Musical Dramaturgy, Opera, Classical Studies and Greek and Modern Theatres. Since 2007, he has been dedicated to developing and applying teaching materials to the Open University of Brazil (UAB-UnB), in the in the semi-presential degree course. In addition, he develops intense activity of directing musical and non-musical shows, writing theatrical texts, songs and librettos for dramatic-musical works, narrative texts and poems. He is part of the Postgraduate Program in Arts at UnB, guiding masters and doctorate researches and the NEC (Nucleus of Classical Studies) at UnB. He is leader of the Mousiké Research Group, registered at CNPq since 2004, dealing with research on the audiovisual textuality present in Classical Antiquity authors, such as Homer, Heraclitus, Aeschylus and Plato, research that unfolds in the proposition of audiocenas, or dramatic-musicals shows such as David (2012) and Seven Against Thebes (2013). He also participates in the Maskara interdisciplinary and interinstitutional group on research on cultural performances. He was the sworn secretary of the Brazilian Society of Classical Studies for the 2011-2013 biennium. He has published, among other titles: A dramaturgia musical de Ésquilo” (Aesquilo's musical dramaturgy) (UnB Publisher, 2008); and Nos Passos de Homero” (In Homer's Steps) (Annablume, 2013). Organized and curated national and international events such as: “A experiência da cena” (The Experience of the Scene) (CCBB-Brasília), in 2006; “I Seminário Internacional de Teoria Teatral/Tour H-T.” (the I International Seminar on Theatrical Theory/Tour H-T.). Lehmann in Brazil, in 2010; the 2nd International Theater Theory Seminar (SBEC / UnB) in 2013; the 1st International Festival of Ancient Theater (SBEC / UnB), 2013; and the I International Seminar on Integrated Arts (Goiânia Culture Secretariat / UFG / UnB, IFB) in 2013. He is part of the research project The Classical Tradition in Portuguese, Lusophone and European Literatures and Cultures, coordinated by Profa. Marília Futre Pinheiro at the University of Lisbon. He is currently deputy chief of the Institute of Arts of the University of Brasilia for the 2014-2018 quadrennium and deputy coordinator of the Show and Reception Theories WG at ABRACE for the 2014-2016 biennium.


Marcus Mota posee una Maestría en Teoría de la Literatura por la Universidad de Brasilia (1992), un Doctorado en Historia por la misma universidad (2002), y una Maestría en Arreglo y Orquestación por Berklee (2015). Realizó una pasantía Senior (postdoctoral) en la Universidad de Lisboa, con beca Capes entre 2014 y 2015. Actualmente es Profesor Asociado de la Universidad de Brasilia, donde dirige el LADI (Laboratorio de Dramaturgia e Imaginación Dramática) desde 1998. Fue Subdirector del Instituto de Artes en el cuatrienio 2014-2018. Fue miembro del Consejo Editorial de la Editora UnB entre 2013 y 2016. Imparte clases en el Departamento de Artes Escénicas, en el Programa de Posgrado en Arte, en el Programa de Posgrado en Artes Escénicas, y en el Programa de Posgrado en Metafísica, todos de la Universidad de Brasilia. Fue Jefe del Departamento de Artes Escénicas de esta institución entre 2003-2005, y en 2019. Tiene experiencia en el área de Artes, con énfasis en Dramaturgia, actuando principalmente en los siguientes temas: dramaturgia, dramaturgia musical, ópera, Estudios Clásicos y Teatros Griego y Moderno. Elaboró guión y canciones para los musicales Saul (2006), Caliban (2007), David (2012), Siete (2013), Salomôncias (2017). Compuso las siguientes suites orquestales: Heliodoriana (2015), Esplanada (2016), Kandinskyanas (2019). Desde 2007 se dedica a elaborar y aplicar materiales didácticos para Universidad Abierta de Brasil (UAB-UnB), en el curso de licenciatura semipresencial. Además, desarrolla intensa actividad de dirección de espectáculos musicales y no musicales, de elaboración de textos teatrales, canciones y libretos para obras dramático-musicales, textos narrativos y poemas. Integra el programa de Posgrado en Artes, en la UnB, orientando investigaciones de maestría y doctorado, y el NEC (Núcleo de Estudios Clásicos) en la UnB. Es líder del Grupo de Investigación Mousiké, registrado en el CNPq desde 2004, ocupándose de investigación sobre la textualidad audiovisual presente en autores de la Antigüedad clásica, como Homero, Heráclito, Esquilo y Platón, investigación que se desarrolla en la proposición de audio-escenas, o espectáculos dramático-musicales como David (2012) y Siete Contra Tebas(2013). También participa en el grupo interdisciplinario e interinstitucional Máskara de investigaciones sobre Performances Culturales. Fue Secretario juramentado de la Sociedad Brasileña de Estudios Clásicos para el bienio 2011-2013. Publicó, entre otros títulos: La dramaturgia musical de Esquilo (Editorial UnB, 2008); En los Pasos de Homero (Annablume, 2013), Imaginación y muerte. Ensayos sobre la representación de la finitud (Editorial UnB, 2014), Dramaturgia: Conceptos, Ejercicios y Análisis (Editorial UnB, 2017), Metafísica, Escritura y Música: Ensayos sobre los fragmentos de Heráclito (Movimiento Internacional Lusófono, 2018), y Cenologías: Estudios sobre teoría e historia del teatro, música y cine (Movimiento Internacional Lusófono, 2018) . Publicó además ficción en prosa, como en los libros Un hombre solo (Chiado Editora, 2014) y Tres Historias Extrañas (Giostri Editora, 2016). Organizó e hizo la curaduría de eventos nacionales e internacionales como: La experiencia de la escena (CCBB-Brasilia), en 2006; el I Seminario Internacional de Teoría Teatral/Tour H-T. Lehmann en Brasil, en 2010; el II Seminario Internacional de Teoría Teatral (SBEC/UNB) en 2013; el I Festival Internacional de Teatro Antiguo (SBEC/UnB), 2013; y el I Seminario Internacional de Artes Integradas (Secretaría de Cultura de Goiânia/UFG/UNB,IFB) en 2013, y el Seminario Internacional Eudoro de Sousa, en 2019. Integra el proyecto de investigación The Classical Tradition In Portuguese, Lusophone and European Literatures and Cultures, coordinado por la Prof. Marília Futre Pinheiro en la Universidad de Lisboa. Fue vicecoordinador del GT Teorías del Espectáculo y de la Recepción en ABRACE, en el bienio 2014 - 2016. Es editor en jefe de la revista Dramaturgias. Revista del Laboratorio de Dramaturgia de la UnB, desde 2016.


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