Nov 30 Escrito por

106ª aPós Explorações com Luciana Paz

aPós Explorações - Encontros para a cena: Ciclo Permanente de Discussões do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília.

Ódio a legislação: uma performance legal, com Luciana Paz

Dia 16 de fevereiro de 2022, das 19:00 às 20:30

Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do PPG-CEN UnB

A proposta é uma performance/aula que parte das noções de política e democracia de Rancière, suas relações com a performance e a educação para pensar sobre alguns pontos da legislação brasileira no campo da Educação, com ênfase na BNCC. Os participantes são convidados a versar comigo alguns pensamentos sobre nossas relações com as leis, os corpos que elas produzem ou negam existência. Essa participação se dará por meio dos mecanismos disponíveis no encontro.

Luciana Paz é atriz e performer há 27 anos. Entre os anos de 1995-2011 integrou o Grupo Teatral Falos & Stercus, tendo realizado nesse período pesquisa, produção e atuação de todos os espetáculos do grupo. Com o monólogo No Vão da Escada recebeu Prêmio Braskem do Festival Porto Alegre Em Cena na categoria de Melhor Atriz.  Dramaturgista e atuadora do espetáculo El juego de Antonia, encenado de 2015 a 2019. Elaborou e coordenou o projeto Circo da Cultura para Prefeitura Municipal de Porto Alegre entre os anos de 2010 e 2015. Atuou como coordenadora pedagógica das ações formativas das oito edições do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre. Coordenou e atuou como professora de teatro e acrobática aérea da Associação Rede do Circo, na qual desenvolveu o projeto de intercâmbio com a École de Cirque de Cherbourg (França). Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação FACED/ UFRGS, licenciada em Teatro pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Pesquisadora do GETEPE - Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance. Em sua pesquisa artístico-pedagógica atualmente investiga sobre performance e escuta e suas reverberações em processos de criação e ensino, por meio de sua performance Ouvidoria.

Mediação:  Professora Luciana Hartmann