Abr 13 Escrito por

Dia 19/04/2021
Transmissão canal YouTube IdA

INFINITUDE SONORA:
Orquestração Multissensorial em Homero, Led Zeppelin, Richard Pryor, Wassily Kandinsky, Clarice Lispector e Heráclito/Bach.

RAPSÓDIAS

Prof.  Marcus Mota

Esta tese para promoção à Professor Titular investiga modos de produção e recepção de sons inscritos em obras de diversos suportes como os textos de Homero, Heráclito e Clarice Lispector, as realizações gráfico-visuais de Wassily Kandinsky,  e as mídias audiovisuais de Led Zeppelin e Richard Pryor, com o objetivo de explicitar a correlação fenômenos ondulatórios e a configuração destas e outras obras.
Nesta longa história de escritas e experiências audiofocais, há a emergência de um know-how que se caracteriza em processos criativos que gerenciam espaço-tempos dinâmicos, os quais são definidos aqui como “orquestrações multissensoriais”.
Tais orquestrações multissensoriais exploram a fluidez e propagação dos eventos sonoros por meio de suas recorrências, redistribuições e sobreposições, proporcionando uma abertura incessante e abundante em novos vínculos e motivos.
Os capítulos desta tese são rapsódias, retomando a arte homérica – variações de configurações multiplanares a partir dos autores/obras analisadas. As análises objetivam justamente aproximar temas audiofocais de suas abordagens criativas.
Para tanto, foram utilizadas ferramentas e reflexões da Filologia Clássica, da Composição Musical, da Hermenêutica e da Teoria da Literatura, tradições intelectuais amplas que embasaram minha carreira de 26 anos de professor na Universidade de Brasília.
Assim, esta tese tanto se define como a exposição quanto  de uma investigação quando de uma trajetória acadêmica, a qual buscou articular ensino, pesquisa e inventividade.  Nisso, reafirma o espaço da arte na universidade e a defesa de uma efetiva multidisciplinaridade por meio do esclarecimento das ações do professor-artista e suas múltiplas tramas artísticas e institucionais.

Comissão Especial Examinadora :

Suzete Venturelli (Presidente) (Vis/UnB)
Luiz Fernando Ramos  (USP)
Fábio Vergara (UFPel)
Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (UFMG)

Suplentes
Ana Maria César Pompeu (UFCE)
Robson Tinoco (TeL-UnB)

2156 Última modificação em Terça, 13 Abril 2021